Olá colega.
Quando vc entra nessa história de atender as demandas (as vezes inalcançáveis) para que o cliente possa ter a entrega no prazo e todo mundo fique feliz (menos vc). O longo prazo pode te cobrar um juros bem alto por agir com uma carga de estresse tão alta, principalmente se vc ainda for jovem. Então pare já!!
Na última empresa a qual trabalhei tinha o mesmo cenário que está relatando e estava com minha energia sendo sugada, não tinha tempo para mais nada além do trabalho, mas por estar ganhando muito bem para alguém recém formado eu aguentei um ambiente mega estressante por mais de um ano, tentando nesse percurso me capacitar e testar novas abordagens com os meus líderes.
Se me permite a audácia eu lhe sugiro alguns pontos que podem ajudar a entender se faz sentido continuar na empresa ou mudar para algo melhor para você:
- Seja sincero a respeito de datas (adicione alguma "gordura" para eventuais contratempos) e sobre a complexidade das demandas recebidas. Isso pode ajudar vc e seus líderes a se planejarem melhor. Demandas atendidas antes do prazo serão ótimas surpresas enquanto que atrasos inesperados (informados no último momento principalmente) geram problemas de planejamento e dores de cabeça desnecessárias.
- Quando somos contratados para realizar uma atividade estamos na verdade resolvendo um problema do nosso contratante. Foque nesse conceito. O problema não é diretamente seu e caso você não consiga resolvê-lo ou não atenda o prazo o seu contratante ainda irá precisar resolver o problema e mesmo que vc não seja aquele que resolverá vc provavelmente será convocado para discutir a situação por já ter avaliado ela e saber o que não fazer. Isso de o "problema não é meu" pode parecer mesquinho em primeiro momento, mas é fundamental para não acumular estresse em assuntos desnecessários.
- Olhe ao seu redor. Os demais funcionários trabalham no mesmo formato que vc? Se sim, isso pode ser um alerta de precariedade e talvez seja interessante deixar a empresa. Se não, quais são as práticas saudáveis (para vc e para o negócio) que eu posso incorporar na minha rotina?
- Pesquise o conceito de "salário social". Se já conhece pense a respeito. O valor monetário não é o único fator decisório para estar numa empresa, pense em qualidade de vida.
- Tente buscar soluções que entreguem o mínimo desejado para atender a especificação da atividade e caso consiga isso dentro do prazo trabalhe em encrementar até alcançar o seu melhor resultado. Não entregue atividades com bugs ou com gambiarras, principalmente em hard-code. Vc já entendeu que isso irá voltar para vc eventualmente e além disso esse tipo de atitude compromete sua reputação com seus líderes.
- Faça networking. Esse último conselho não é exatamente sobre o assunto mas conhecer os colegas e interagir sobre assuntos que não sejam sobre trabalho pode ajudar a criar boas relações e isso pode lhe dar oportunidades de trabalho futuras (e excelentes amizades). Hoje estou numa empresa muito boa devido a uma indicação de um ex-colega.
Pelas suas palavras vc está longe de ser um dev nutela, vc nada mais é do que uma pessoa altamente comprometida com suas atividades e que se sente dona do negócio e por isso quer ver o treco funcionando tão logo quanto possível. Desejo sucesso pra ti e fique bem.