Olá, meu caro. Tudo certo?
O colega RodrigoMedeiros disse algo que acredito ser a essência dos líderes que ficam receosos em adotar práticas híbridas ou de homeoffice integral nas empresas:
O problema é que tem muita gente que não consegue "performar" em home office, as empresas sempre tem o pé atrás com relação a isso.
Não consegui encontrar/recordar de onde vem a frase para informar a fonte, mas isso me remete a uma icônica citação que ouvi há muito tempo que explica o trecho acima:
As restrições são criadas para punir os "bons" pelas falhas dos irresponsáveis.
Em empresas tradicionais ou com lideranças que remontam a administração "tradicional" de pessoas é comum ter esse bloqueio em relação ao homeoffice e outras abordagens mais "tecnológicas".
Imagine você como um viajante do tempo conversando com uma pessoa que viveu há 3 séculos, como você explicaria para esta pessoa que com o avanço da tecnologia hoje é possível se comunicar com indivíduos do outro lado do globo de forma online através de um aparelho que cabe na palma da mão? A analogia pode parecer exagerada, mas é o mesmo que acontece em relação a novas tecnologias/abordagens para pessoas que não estão inseridas no contexto de conhecimento da tecnologia. É quase uma bruxaria rsrs.
Dentro do contexto que citou, acredito que o "ideal" seria conversar antecipadamente e se possível em particular com seu superior para entender melhor as práticas da empresa. Presumir que situações serão abordadas da mesma forma que em outras empresas que já trabalhou não faz sentido.
Concordo com a sua opinião pessoal, mas também vejo que homeoffice não é para todo mundo. Pessoas em casa podem trabalhar como loucas até terminar uma atividade dentro do deadline ou jogar LOL durante todo o dia. Se a empresa não possui métricas bem definidas, como saber se você será alguém que não performará como o desejado?
Se fizer sentido para você, tome a responsabilidade do tema e vá até a gerência com boas práticas e métodos de integração de equipe que funcionavam nas empresas que trabalhou e proponha isso de forma estruturada e bem documentada. Encontrar uma solução para este problema pode lhe render pontos com os colegas e a direção (apenas tome cuidado em como fazer isso).
Forte abraço e espero ter ajudado. :)