💡 De ideia a produto: Como criei um SaaS em menos de 30 dias!
Fala devs! Hoje irei compartilhar o processo de como tirei uma ideia do papel e a transformei em um projeto real em menos de 30 dias. O projeto em questão é o English Reviewer, um site que ajuda você a revisar seu texto em inglês.
Um app completo
Vou direto ao que realmente importa: o que há de especial no projeto? A ideia em si não é revolucionária, o destaque vai para o sistema ao redor do app. Trata-se de um sistema robusto, desacoplado e testado em produção em larga escala (em outros projetos).
O que o sistema possui
O sistema possui:
- Autenticação passwordless: Usuários podem se cadastrar e logar no app sem precisar de senha.
- Pagamentos e assinaturas via Stripe: Certas funcionalidades são liberadas para usuários pagantes.
- Tracking de usuários, usos da AI, métricas e gastos: Eu, como administrador, consigo ver os usuários, usos da AI, métricas e gastos, tudo em tempo real. (Obrigado Denilson pela ajuda nessa parte!)
-
Sistema de notificações: Um sistema de notificações robusto e desacoplado do app. Permitindo envio de notificações através de diversos canais.
-
Monitoramento de erros e logs: Qualquer erro inesperado no app é capturado e enviado para um canal do Slack em tempo real. Dessa forma, consigo atuar rapidamente para resolver o problema.
- Monitoramento de novos usuários e novos pagamentos: Qualquer novo usuário ou novo pagamento é capturado e enviado para um canal do Slack. Com isso fico ciente de todos que estão utilizando o app, e tenho a possibilidade de entrar em contato com eles o mais breve possível.
- Canal de suporte: Os usuários podem entrar em contato comigo através de um email personalizado que cai diretamente no meu inbox pessoal.
Todas as funcionalidades descritas acima são desacopladas do app principal. Isso significa que o app principal não precisa se preocupar com nenhum desses processos, facilitando seu reuso em outros projetos.
Compound Effect
Grande parte do código desse sistema já havia sido escrita enquanto eu trabalhava em outros projetos da empresa onde atuo, a Quave. Dessa forma, precisei realizar apenas pequenos ajustes, e a maior parte do tempo foi investida no desenvolvimento do core principal do app.
Em outras palavras, toda a experiência de meses de trabalho (minha e de todo o time da Quave) foi reutilizada na criação desse sistema. Isso é o que chamamos de Compound Effect.
IA
Também vale destacar que 90% do código do app foi escrito com o auxílio do Cursor. Se você não conhece, recomendo fortemente que dê uma olhada - vale muito a pena e vai poupar muito do seu precioso tempo.
Meu foco foi descrever exatamente o que eu queria: as regras de negócio, as diretrizes de design e todos os detalhes técnicos. O Cursor faz o trabalho pesado de escrever o código, e eu apenas reviso.
Uma fábrica de novos produtos
Por fim, meu objetivo para 2025 é, com base nessa experiência, criar um template de projeto que possa ser utilizado para criar novos produtos. Minha intenção é conseguir focar 100% no core de uma nova ideia, sem precisar me preocupar com infraestrutura, autenticação, pagamentos, etc. Aliado ao uso do Cursor, espero conseguir tirar novas ideias do papel de forma muito mais rápida.
Conclusão
Espero que esse relato tenha te inspirado a criar seu próprio produto também. Se você gostou do projeto, sinta-se à vontade para conhecer o English Reviewer e ver como ele funciona.