Executando verificação de segurança...
1

Não sei o que eu estou fazendo para conseguir ser um bom desenvolvedor.

A tecnologia sempre esteve preente na minha vida. Em 2015 comecei a cursar tecnico em informática no IFMS, aprendi algoritmos, o começo de banco de dados, comecei um curso de Python na FAPEC, porém, na época eu não levei nada a sério, acabei não concluindo o ensino médio pelo IFMS, não aprendi Python e nem avancei no banco de dados e nem evoluí depois de aprender algoritmos.

Em 2022 a vida me deu uma nova oportunidade, consegui no SISU uma vaga no mesmo IFMS para cursar Sistemas para Internet, dessa vez com muito comprometimento, depois de adulto a gente vê as coisas de outra forma, vi ali a chance de mudar de vida.

O problema é que eu estou, de certa forma, deseperado por um emprego na área, seja como estagiário, trainne, de qualquer forma, porém eu simplesmente não consigo focar em uma tecnologia, o que talvez seria o ideal. O meu desejo é trabalhar com back-end, banco de dados, mas eu simplemente NÃO SEI O QUE FAZER.

Na minha cabeça, quanto mais coisas eu estudar, mais chances de emprego eu terei, mas acabo virando um "pato", que sabe voar, sabe nadar e sabe andar mas faz tudo mal feito.

Eu tento focar no JavaScript, mas aí eu ja mexo com HTML, CSS, de repente eu já estou no PHP, daqui a pouco já estou no Java, mais um pouco tô no Python...
Eu gostaria muito da opinião de vocês, o que eu foco de fato para conseguir minha primeira oportunidade, da certo estudar várias coisas ao mesmo tempo?

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu te entendo meu amigo, passei pelo mesmo problema...
Meu primeiro contato com TI foi com um curso de hardware e manutenção de computadores que fiz quando tinha 13 anos, e que futuramente me fez ingressar na área de suporte técnico.

Área essa que estou a mais de 10 anos atuando, me formei em sistemas para internet em 2021 por que queria ter uma graduação e por que queria ser desenvolvedor Front-End, mas assim como você estudava de tudo e principalmente ficava toda hora mudando e sem saber qual dos frameworks Javascript estudar que até então eram REACT, ANGULAR, VUE... a maioria das vagas pediam experiência em um deles e eu ficava sempre mudando meu foco e para o fim não aprendi nenhum deles de maneira correta rsrs chegou uma hora que eu estava cansado de HTML, CSS e Javascript e resolvi focar em alguma linguagem Backend e com isso depois de algumas pesquisar resolvi estudar Python.

Comecei a gostar da linguagem e fui atrás de entender em quais área seria mais relevante o uso dela e acabei descobrindo a área de DADOS.
Bom atualmente com 31 anos estou terminando uma pós-graduação em ciência de dados e pesquisando e estudando o necessário para conseguir migrar para área de dados, o que eu quero contar depois desse texto enorme é... eu também demorei pra decidir o que eu queria realmente fazer e ainda tenho muito que aprender pra chegar aonde eu quero, mas saiba que você não é o único a passar por isso e que também tem bastante gente disposta a ajudar com essas dúvidas.

1

Quanto mais entender que é necessário aprender computação e engenharia de software, não pular etapas e dominar as ferramentas que usa, mais fácil poderá mudar a situação. A maioria das pessoas que ficam patinando na área estão apenas decorando receitas de bolo e usando, muitas vezes, nem muito bem, ferramentas que entregam um resultado rápido.

Se estiver com muita dificuldade vai precisar de ajuda profissional. É sério. Muita gente não percebe ou evita isso que pode ser fundamental e fica assim para sempre. Mesmo se não precisar muito, pode ajudar um pouco.

E não treine o erro. Falo isso e muito mais aqui no Tabnews e outros lugares, dê uma pesquisada.

Se dedique, veja onde está falhando (nós não temos como saber), e se fizer certo começar acontecer.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Bem joão, isso é um problema e o maniero tem razão, e assim não espere por uma vaga de emprego para começar algo, faça você mesmo, como?

Pull Requests em repositorios opensources, projetos particulares de sua autoria, desafios de solucão em sites.

Sobre a sua indecisão, não tem colher de chá, foco e o que você precisa, quer ser backend, foca em backend, pega um php, python, node, shellscript, perl o que for e faz um monte de scripts/soluções focas em backend, e outra aprenda procolos de comunicação, TCP/UDP, samba, ssh por exemplo, isso vai te ajudar a não cair em um ciclo de cria um usuário para cadastro, armazena no banco, estiliza a página.

Ideia:
Poderia fazer uma solução modularizada que recebe um arquivo via CLI ou WEB ou fica escutando uma pasta, valida e manda uma referencia para o banco de dados e armazena em uma pasta remota ou local usando protocolo samba ou ssh.
E posta no seu github, vai te render bons conhecimentos sobre backend e um pouco de redes.

*Uma boa para seu uso particular para fazer backups.

*Este texto pode conter erros crotescos de português devido a minha incapacidade de dominar tal linguagem.