Devs e o tabu do "No-Code"
Olá, pessoal! Hoje vou quero comentar sobre um assunto que está rolando na comunidade de desenvolvedores: a resistência ao "no-code". E, acreditem, eu já estive nesse barco também.
Sou desenvolvedor C#,Angular, porém nos ultimos dias resolvi testar bubble.io e criar um saas, e é incrivel a rapidez, fiz coisas "complexas" em 2 semanas,coisas que levaria 1 mes talvez ou mais, e assim ja estou com MVP no ar e com clientes no trial...
É engraçado como muitos de nós, desenvolvedores "hard code", costumamos torcer o nariz para a ideia de usar ferramentas de "no-code". Achamos que é algo que vai contra nossa identidade, como se admitir que usamos "no-code" fosse um sinal de fraqueza.
Um dos principais motivos pelos quais evitamos o "no-code" é o medo de ser rotulado como alguém que não é "verdadeiramente" um desenvolvedor. Temos aquela mentalidade de que se não escrevermos linhas e linhas de código, não somos dignos do título de desenvolvedor.
E acredito que o nosso trabalho, como desenvolvedores, não é sobre a quantidade de código que escrevemos, mas sobre a capacidade de resolver problemas de forma eficaz. Se uma ferramenta de "no-code" pode resolver um problema de maneira mais rápida e eficiente, por que não usá-la?
E a realidade é q no fim do mês, o que realmente importa é conseguir pagar as contas. Não importa se usamos código puro ou ferramentas de "no-code". O que importa é entregar um produto funcional e de qualidade para nossos clientes ou "chefes".
Então, pessoal, vamos deixar de lado esse preconceito contra o "no-code". Vamos abraçar as ferramentas que podem nos ajudar a resolver problemas mais rapidamente e a entregar resultados melhores. No fim das contas, o que importa é ser um desenvolvedor que resolve problemas e paga boletos, não importa como chegamos lá.