Minha contribuição de quem trabalhou por 10 anos com PHP e agora majoritariamente com JS, Java e Objective-C.
O que faz uma linguagem morrer é quando o custo dela é maior para a empresa do que o resultado que ela produz. Simples assim. Existem várias linguagem pelo mundo que você não conhece simplesmente por que não há mercados pra ela e por isso não há vagas e conseguentemente não há pessoas interessadas apenas hobistas.
Pense no COBOL, por que ainda tem pessoas que estudam? Por que ela ainda traz lucro pras grandes empresas, então mesmo que tenha que pagar um puta valor pra um dev ter que aprender, ainda vale esse custo. O mesmo pra delphi, se você for trabalhar em empresa multinacionais ou grandes empresas mesmo, você pode acabar mexendo em códigos assim. Um erro muito grande de devs é achar que uma empresa como Magalu, Mercado livre ou Bancos como o Itaú, Santander usam apenas uma linguagem ou um banco de dados. A estrura do sistema é montado de acordo com o projeto, budget e pessoas disponiveis na empresa, então podem existir muitos projetos com muitas estruturas. Eu mesmo trabalho apenas na filial do Brasil de uma multi-nacional e temos só web 341 projetos, fora terceiros e alguns que são criticos e poucos tem acesso. Nunca que PHP ou JS ou qualquer linguagem iria resolver todos os problemas desses projetos.
O PHP ainda está muito bem servido. A evolução que a linguagem teve nos ultimos anos é notável, mas a grande força motriz dela é a sua comunidade, que na minha opinião é muito mais engajada que a de JS, vide os 10 milhões de frameworks que existem pra js, não existindo uma padronização entre eles, forçando você a se encaixar no framework e não na linguagem.
Se formos pra questões performaticas o JS perde feio pra outras linguagens, mas tudo depende de quem quer bancar o custo, vide exemplo do DENO que é melhor que NODE, mas poucas empresas abraçaram, outro exemplo é GO que é compilado e extremanente performático, mas peca em comunidade e adoção.
Fora que num futuro distante, mesmo que o mercado PHP perca a sua fatia, a base legada ainda será tão grande que é inviável de mudar. Eu mesmo já trabalhei em projetos com códigos tão enormes que só em pensar em mapear todas as regras de negócio pra tentar pensar em uma migração demorou anos.
E pra finalizar vou comentar sobre alguns pontos que você elencou:
Idade:
Nunca deve ser comparativo, C é bem mais velho e vai está firme e forte por anos, JS é tão velho quanto PHP, ambos nasceram bem perto, só que comparado ao PHP faz pouco tempo que ela está evoluindo e mesmo assim a evolução é bem mais lenta devido ao "Don't Break The Web" por isso precisamos de tanto pre-processador.
Facilidade de uso:
É muito pessoal, eu odiava Objective-C quando comecei a trabalhar, mas depois de alguns meses usando, agora eu consigo ver o quanto algumas coisas são mais fáceis. E essa abordagem do que é boa em uma e em outra não, vem do fato de experimentar várias linguagem e usar elas pra resolver um problema e não apenas tentar forçar o problema a se encaixar na linguagem.
Conteudo web:
Também é bem relativo, quantidade não é qualidade! Por experiência própria ambas as linguagem apenas melhoraram nos ultimos anos.
Requests por segundo:
Se for pra segui nessa linha, usar um html pre-processado com um ngnix em cdn é o máximo da performace que você vai obter. Tanto que muitas empresas grandes usam isso. Esse não deve ser um ponto de difenciação, já vi arquiteturas de infra erradas em todas as linguagens e se a infra está errada do que adianta a linguagem. Vamos pegar um exemplo, 1 server Ngix com JS com Node ligado a um banco Mysql. Tanto o server tem limite de conexões e request quanto o banco, então o conjunto inteiro deve ser levado em consideração, a linguagem apenas acrescenta pontos, sendo apenas uma média.
Versões:
Também é bem relativo dependendo do projeto, tem projetos que uma versão LTS é bem mais importante do que sempre ter novas features todo dia. O JS nesse quesito é bem mais lento pra implementar as coisas, ficando a cargo sempre de outros pacotes pra "remendar" e deixar retro-compativel, vide que quase nunca tem deprecated, C é uma linguagem que tem uma nova versão praticamente a cada decada, mas é extremamente confiável. PHP sofre do mesmo problema que JS, demora em novas features mas é bem mais rápida que JS e faz deprecated de coisa ruins.
Na minha opinião a linguagem é apenas um mero detalhe dentro de um projeto, mas pra responder exatamente o seu título de uma forma simples:
O que faz uma linguagem morrer: Quando ela dá prejuizo financeiro!