Executando verificação de segurança...
1

Dúvida: progredir em Java?

Comecei a estudar Java à 9 meses, fiquei um tempo considerável aprendendo os fundamentos básicos e então comecei a utilizar Spring boot.

Mas ultimamente a progressão está muito dificil, simplesmente por não saber como prosseguir, mesmo tentando utilizar sites como roadmap.sh, sinto que diferente do começo (os primeiros 4 meses) em que a difuldade consistia em entender a sintaxe do java no geral, agora me sinto preso à videos/cursos que trazem sempre a mesma fórmula: um crud básico, uma api rest com spring boot, as vezes um template html com thymeleaf que parecem não me agregar tanto conhecimento como antes.

Como quebro essa barreira? Quero fazer projetos mais estruturados e complexos mas não tenho ideia de como

Carregando publicação patrocinada...
2

Parando de fazer isso.

Ao que parece está seguindo receitas de bolo. Isso não ajuda a pessoa se tornar desenvolvedora de software, que é algo bem mais complexo que isso. Para progredir é necessário construir o conhecimento, ir aprendendo todos os conceitos, melhorando o raciocínio e exercendo a criatividade.

Você precisa ser capaz de pensar e fazer algo que não tinha feito antes, sem precisar passar o tempo todo recorrendo a algo pronto. Você tem que ser capaz de pensar em um problema e construir algo sem referências exatas para reproduzir. Tem que agir melhor do que o ChatGPT faria. Precisa pensar em todo o problema e em toda a solução.

Um dos motivos das pessoas não conseguirem fazer isso é justamente pela pressa de ver resultados, de buscar um curso que entrega resultados e não a base de conhecimento necessário. Em geral acontece mais dificuldade quando a pessoa pula etapas, parte para algo mais complexo sem aprender o mais simples, ou seja, não constrói o conhecimento tijolo por tijolo, do alicerce para cima.

Isso pode ser um pouco chato e os cursos querem te agradar para vender mais. A pessoa precisa ter persistência para alcançar os objetivos. Isso pode dar alguma dor, mas é assim que evolui. O que dá só alegria é o atalho, que não costuma funcionar. Se a pessoa não consegue ter essa dedicação e resiliência com os problemas que vão surgir, talvez ela não goste ou mesmo não tenha vocação para fazer aquilo. Não tem problema, pode ser que a pessoa tenha sucesso em outras coisas.

Quando está com dificuldade de fazer algo mais complexo é porque ainda não está preparado. Precisa pesquisar mais, buscar ver mais assuntos, mais referências.

O próximo passo precisa vir naturalmente. Eu comecei a programar com 13 anos quando não tinha internet, outras pessoas para conversar, e até livros quando não achava. Na verdade eu comece e não tinha computador ainda e já tinha vários códigos prontos.

Conforme vai começando a fazer e vai encontrando obstáculos que não consegue resolver sozinho, nem mesmo pesquisando, gastando um tempo nisso, aproveitando a jornada, aí pode fazer perguntas específicas que sempre terá alguém para ajudar na internet. Quanto melhor for a pergunta e melhor o local onde perguntar, mais chance de ter uma resposta boa que te ajudará a evoluir.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Você pode tentar algumas maneiras para seguir progredindo nos estudos. Eu comecei na área como curioso, tinha uma planilha em excel que usava para controlar meus gastos pessoais, e queria adicionar mais funcionalidades, foi então que conheci o VBA, e comecei a programar (sim com excel mesmo). Porém com o tempo o sistema começou a ficar meio lento, foi então que decidi fazer uma aplicação desktop em java, e a cada funcionalidade nova que implementava, aprendia algo novo. Eu era o desenvolvedor e o cliente. Então te aconselho a pensar em algum sistema, mesmo que tu não use, mas algo que você pode começar a fazer e não sabe como continuar, por que a cada dúvida que vai achando é uma pesquisa nova depois de implementado, será uma lição nova aprendida.

1

Eu passei por algo semelhante, sempre olhando e fazendo igual os tutoriais/cursos. Então resolvi pegar problemas e solucionar com o que já tinha aprendido e evoluir com os novos estudos.

A dica que dou é pensar em algo que vc faz, ou que alguém próximo a vc faz, e tentar resolver esse problema com uma api rest spring boot mesmo. Eu fiz algo voltado para futebol que uns colegas faziam todo ano com papel e caneta. Fiz a api, publiquei no heroku free (hoje está no qoddi free tb) e ainda fiz um app web simples pelo flutter pra consumir minha api (app hospedado no github pages), e para o banco de dados eu uso a hospedagem do mongodb free do Atlas (os 500mb free tem dado conta do recado 🤭). Hoje tem autenticação com jwt de cada usuário, regras de roles, exceções personalizadas, cache com redis free (30mb ram 🤣), etc... Resumindo, tudo que tenho feito com spring boot eu consigo testar online, e ainda tem pessoas utilizando também e dando feedback.

Eu também defini até aonde quero ir com minha api do futebol, o que preciso fazer pra melhorar e tenho ajustado cada elemento aos poucos. E tudo isso eu tenho buscado fazer com boas práticas nos dias atuais (no início tava uma gambiarra só 🤭).