Executando verificação de segurança...
0

Jamais use canvas e esse é o motivo:

São pontos válidos?

Vi um post no LinkedIn falando sobre os problemas de usar o Canvas para fazer currículo.

Tiveram 2 tópicos que me chamaram atenção:

1. Os templates de currículo são muito chamativos ou muito extravagantes.
2. O currículo feito pelo Canvas é salvo como imagem, logo, dificulta a leitura feita por ATS (Applicant Tracking System - Um aplicativo de software que permite o tratamento eletrônico das necessidades de recrutamento e contratação).
Minha opinião:

Acredito que o primeiro tópico citado vai de noção da pessoa, eu pesquisei alguns templates aqui, tem bastantes templates que são sérios e simples.

Já o segundo tópico, fui pego de surpresa, nunca tinha ouvido falar sobre isso. Eu entendo que são muitas candidaturas, mas não me parece adequado colocar uma espécie de IA para desempenhar essa função.

Se alguém conhecer mais esse processo, comenta comigo, eu cheguei a ver uns vídeos mas achei todos eles bem razos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Discordo totalmente

  1. ter bom senso em fazer um currículo, lá tem vários modelos e no YouTube há vários canais falando como fazer um bom currículo;
  2. salvar arquivo em PDF, não vai perde o Reconhecimento óptico de caracteres (OCR), é só testar após fazer download do aquivo e passar o mouse, copiar e colar no word ou notepad.

Dica, faça um currículo e não uma carta de apresentação, vai aproveitar melhor o espaço e não enviar 2 ou 3 folhas.

E sempre tenha uma versão em inglês do currículo.

1

então, olha pra você vê como as opinião são diferentes, no post que eu mencionei, a pessoa trata um currículo de 2 páginas ou mais como algo bom, por ter mais detalhes, etc. Já na minha cabeça, sempre foi melhor ser mais objetivo e se der continuidade no processo, demonstrar mais detalhes sobre você.

sobre o currículo em inglês, foi muito boa a dica. valeu!

1

O currículo é o seu cartão de visita, por isso é importante incluir links clicáveis para seu GitHub e portfólio, onde você pode demonstrar suas habilidades práticas. Infelizmente, é comum as pessoas mentirem ou exagerarem em suas habilidades no currículo. Recentemente, em um trabalho anterior, estávamos procurando um estagiário com conhecimentos intermediários em Excel, mas os candidatos mal dominavam o básico.

Ter um currículo de duas páginas é aceitável, mas nunca ultrapasse três. É recomendado separar sua apresentação em uma carta de apresentação fora do currículo ou em uma página separada, e usar as outras páginas para detalhar suas experiências, projetos, etc. Além disso, sugiro utilizar o espaço da folha de forma criativa, o que pode ser feito facilmente usando ferramentas como o Canva.

Recomendo que você assista a canais no YouTube de pessoas que trabalham na área de marketing ou negócios, pois eles têm uma boa noção da mentalidade dos recrutadores e de como elaborar um perfil adequado.

Um curriculo não vai te fazer contratado, somente notado, o que faz de fato ser selecionado é teu know-how, experiencia e portifólio com teus projetos pessoais. Obvio que o curriculo e projeto deve ser compativel com a vaga.

1

Complicado usar a palavra "jamais".
Tudo tem ponto forte e fraco.
Vai depender da necessidade de cada usuário.
Como você mesmo falou o currículo fica chamativo e extravagante para mim isso é um ponto positivo.

1

o titulo foi pra chamar atenção mesmo, eu gosto muito dos templates de algumas coisas que tem lá. Justamente por gostar que eu quis levantar o questionamento aqui, pra saber a opinião de mais pessoas. Isso que você disse sobre currículo chamativo ser um ponto positivo eu concordo tb, fica muito mais atrativo do que aquele paredão de palavras preto e branco (geralmente é o padrão).