Oie!
Vou organizar em tópicos:
- Aprenda a dosar os desafios.
- Pense antes de fazer, separe em tarefas. Transforme o dificil em fácil.
- Defina limites de stress.
- Pense bem antes de acreditar naquilo que você não quer se tornar.
Aprenda a dosar os desafios.
Eu tinha muito isso quando comecei a me envolver com programação, muito pq eu não sabia calibrar meus desafios. Tentava fazer umas coisas mirabolantes e dps me frustava por não conseguir.
Hoje mesmo que eu migre para uma tecnologia nova, aprendi a diluir bem quais desafios vou enfrentar.
Pense antes de fazer, separe em tarefas. Transforme o dificil em fácil/ ou menos dificil.
Ao iniciar a construção de um sistema ou site, eu não saio mais fazendo o que aparecer na minha frente, eu planejo antes oq vou fazer, quebrando os desafios mais complexos em pequenas tarefas. Resolver uma coisa por vez ajuda muito a se sentir capaz.
Defina limites de stress
Sabe aquele ditado "basta o mal de cada dia"? Tenha um limite diário para os sentimentos ruins que você pode "gastar" codando. Eu faço isso normalmente em número de tentativas, tento algo de 3 a 5 formas diferentes (dependendo da minha disposição, 3 quando tô ok e 5 quando to no modo desafiante kkkkk) se eu não conseguir, eu paro e só volto amanhã. E mesmo quando tendo 5x normalmente tenho uma pausa mais longa na 3x.
Essa pausa onde você se "desliga" do problema mantém o seu subconsciente trabalhando nele. Não é raro eu não conseguir resolver um problema num dia e no dia seguinte/ou horas depois conseguir a solução logo nos primeiro minutos tentando novamente.
Abuse do seu subconsciente, ele é bem mais intelegente que o consciente.
Se você não aprender a definir os seus limites de stress você corre o risco de se desancantar pela área, pois vai acabar tentando resolver "na paulada" kkkkkk até a exaustão completa e por fim desistencia.
Pense bem antes de acreditar naquilo que você não quer se tornar.
E por fim, acho que o maior obstáculo é quando começamos a acreditar na ideia de ser um impostor. Isso é totalmente diferente de apenas entender que esta passando dificuldades. São posturas emocionais bem diferentes.
Se você acredita ser impostor, você se coloca refém de si mesmo, e também se coloca abaixo do conhecimento que está te desafiando. Sou incapaz, não vai dar não vei kkkkk. Tu asumme que a dificuldade é permanente.
Quem entra no ringue de cabeça baixa tem muito mais chances de beijar o chão.
Se você apenas entende que tá dificil, você se coloca de igual para igual em relação ao conhecimento que te desafia. E isso lhe dá confiança para persistir na busca pela solução. Tá dificil, preciso encontrar uma nova estratégia. Tu sabe que a dificuldade é passageira.
Essa foi a ultima etapa pq não adianta saber isso e não saber dosar seus desafios, se não acaba virando um paradoxo e não saindo do lugar.
Valeu tmj, espero ter ajudado