🤔 Programação é para você?
Mais um ciclo está acabando e outro se iniciará. Resolvi escrever esse artigo pensando em você, que definiu que começará a estudar programação no próximo ano, seja porque acabou o ensino médio, é calouro em algum curso de TI ou porque está em busca da transição de carreira.
Não quero te desmotivar, muito pelo contrário. Mas, para alinharmos as expectativas de uma pessoa que dará os primeiros passos no universo da TI, você deve ter em mente alguns pontos:
- Programação é difícil;
- A primeira vaga demora;
- Você não precisa decorar nada.
- Você não criará um super App;
- Você não ganhará uma fortuna em 6 meses de estudo.
PROGRAMAÇÃO É DIFÍCIL
Ler, escrever, falar um novo idioma e dirigir são alguns exemplos de tarefas que são difíceis e programar, sem nenhuma surpresa, é uma delas.
Pode até ser que você ouça falarem por aí que programação é fácil, mas é provável que quem fala isso já trabalhe a anos como programador e talvez tenha esquecido das dificuldades ao iniciar os estudos e a carreira (ou a pessoa seja um nerd mesmo, rs).
A boa notícia é que existem inúmeros materiais disponíveis na internet para quem quer iniciar os estudos de programação e a dificuldade não deve ser um fator que te faça desistir de algo, não é verdade?
A PRIMEIRA VAGA DEMORA
Eu sei que espalham por aí que é muito fácil conseguir uma vaga de emprego para quem é profissional de TI e, quando comparado com outras áreas, é provável que isso seja verdade.
Muitas vezes até falam que existem mais vagas do que profissionais no mercado. Mas, só para deixar claro para você, isso geralmente retrata vagas para cargos de maior experiência, e não necessariamente para a galera que está iniciando, entende?
Faltam profissionais com 10 anos de mercado, mas sobram profissionais com 6 meses ou 1 ano de experiência, essa é a verdadeira realidade.
Provavelmente, você competirá com outras 100 ou 200 pessoas para o seu primeiro estágio ou emprego, mas, eu acredito que você não precisa mais de 1 vaga, ou precisa? 👀
VOCÊ NÃO PRECISA DECORAR NADA
Quando você olha aquelas telas cheias de código, imagina que quem escreveu aquilo sabe tudo de cor? Bom, isso não é verdade, aliás, deixa eu te contar uma coisa, mas não espalha por aí: existe um boato que as teclas mais usadas do teclado de nós, programadores, são o ctrl, C e V. 🙃
Brincadeiras a parte, o fato é que não, você realmente não precisa decorar nada quando falamos de programação. Sempre que esquecer algo, é só “dar” um Google e, com quase toda certeza, você encontrará uma resposta para a sua dúvida ou alguma coisa que tenha esquecido.
Agora, se você faz faculdade de TI e fará provas, a conversa já é outra: decorar talvez seja uma das opções viáveis rs.
VOCÊ NÃO CRIARÁ UM SUPER APP
Pelo menos, não nos seus primeiros meses de estudo!
A verdade é que, geralmente, quando começamos a estudar programação, nos imaginamos criando uma rede social, um aplicativo que terá milhões de usuário e, infelizmente, isso é pouco provável.
No início, focamos em fazer o tão famoso “Olá, Mundo!” com alguma linguagem ou pseudo-código e quebramos muito a cabeça para criar simples programinhas que recebem dois números e mostram a soma ou multiplicação deles, por exemplo. Faz parte do processo.
Eu sei que a ansiedade de começar a estudar aquela tecnologia do momento é muito grande, mas, fica aqui um conselho: foque em dominar a base da programação, estruturas condicionais, estruturas de repetição, tipos de dados, lógica de programação e matemática básica (há quem diga que matemática não é importante, mas isso já é uma discussão para outro momento).
Com uma base bem estruturada, sem dúvida alguma, ficará mais simples (o que não significa que será fácil) evoluir seus conhecimentos em programação.
VOCÊ NÃO GANHARÁ UMA FORTUNA EM 6 MESES DE ESTUDOS
Isso provavelmente demorará alguns anos para acontecer, inclusive!
Eu sei que um dos motivos pelo qual uma pessoa se interessa em iniciar uma carreira na TI são os salários e não há nada de errado, afinal, dinheiro não traz felicidade e a falta dele também não!
Porém, pode esquecer aquele papinho de que você estará ganhando 5 mil reais em 6 meses de carreira, combinado? Essa é uma daquelas histórias que aconteceram uma vez em uma década e todo mundo acha que é recorrente.
O salário é sim um fator que deve ser considerado ao planejar uma carreira, mas, não deve ser o único a ser considerado.
Se todas as profissões possuíssem o mesmo salário, você ainda escolheria ser programador?
Tendo em mente os pontos que citei acima, as chances de você se frustrar, se desmotivar ou achar que programação não é para você no meio do caminho tendem a reduzir. Bora programar, afinal, somos todos devs calouros.