Executando verificação de segurança...
1

A minha forma de criar projetos open-source

Desde de que comecei a programar, sou muito focado em criar projetos úteis e que fossem open-source, me inspirando principalmente no Linus Torvalds, criador do Linux. De Janeiro de 2021 até agora, eu desenvolvi mais de 100 projetos utilizando Python, JavaScript e C++. Mas, por quê tanto projeto assim?

Curiosidade

O simples motivo de todos esses projetos é a minha curiosidade. Eu ficava dias me perguntando como tal projeto era feito, e a partir disso, eu pesquisava em vários lugares pra entender o funcionamento daquilo.

A primeira vez que isso me ocorreu foi em 2021, quando eu comecei aprender sobre Flask e servidores web. Diversas dúvidas surgiram sobre como funcionava um servidor, socket e protocolos. Com isso, eu fui aos poucos tentando criar minha própria biblioteca para que outros desenvolvessem servidores web, o que foi bem difícil no início, pois tudo ainda estava bem "frio" na minha cabeça, mas com muito esforço, eu consegui desenvolver a biblioteca.

O projeto se chama SnakeServer, bem antigo, desorganizado e descontinuado, mas que me deu uma base muito firme para criar outros projetos com o mesmo intuito futuramente. Depois desse projeto, eu criei o SnakeG e um pouco tempo depois o PySGI, com certeza esses dois projetos são melhores que o primeiro, pois eu entendi mais sobre o assunto após ter colocado em prática tudo que aprendi.

Conclusão

Até agora, diversos projetos meus surgem de dúvidas sobre o funcionamento de um projeto já existente, criando a minha própria solução para isso, como o banco de dados CookieDB e o controle de versões Pie, além de vários outros.

Hoje, posso afirmar que a melhor forma de entender sobre algo é colocando em prática, se desafiando a tornar aquilo realidade.

“O que eu não posso criar, não entendo” - Feynman

Carregando publicação patrocinada...
1

Você tem uma visão muito boa e direta. Muitas pessoas quando aprendem a programar, seja o básico ou avançado, quando elas terminam elas se perguntam: E agora, o que eu faço?

E programar é praticar, pra não esquecer, pra se atualizar. Eu particularmente não sou desenvolvedor, mas comecei a me interessar há pouco tempo pelo desenvolvimento e fiquei nessa dúvida, do que fazer, e cheguei a duas opções:

1 - Basicamente como você, me inspirando em algo ou tentando replicar aquilo do meu jeito para testa minha capacidade.
2 - Pesquisando sobre projetos para iniciantes e caindo em páginas como https://careerkarma.com/blog/node-js-projects/

Sobre sua conclusão, eu concordo 100%, sempre existe uma maneira de memlhorar, de criar do seu próprio jeito, pois talvez você precise de uma feature especifica. Se soubessemos tudo e tivessemos certeza de que tudo é perfeitamente 100% ideal e funcional, todo o desenvolvimento em todo projeto pararia. E pelo contrário, sempre há o que melhorar.

Parabéns pelo posr.

1

Obrigado! Pesquisar sobre projetos para iniciantes foi algo que eu fiz muito. Sempre tentava manter o ritmo na programação criando esses projetos simples, mas que ensinavam muitas coisas e alimentava meu portfólio no GitHub, algo essencial no começo.