Amigo, tenho alguns pontos a considerar.
A quase um ano, exclui o meu instagram. No meu celular não tem nenhum jogo. Uso dual boot, trabalho e estudo no linux (ubuntu 22.04) e o windows uso apenas para jogar. Ainda sim, so tenho dois jogos: lol e dota2.
Percebi que consigo me controlar melhor ao jogar MOBA's do que RPG's, já que esses jogos são baseados em partidas, o único fator realmente estimulante é desenvolver a minha própria habilidade no jogo e isso eu consigo gerenciar melhor sem me preocupar com o progresso dos meus personagens.
Já os rpg's por outro lado que é preciso construir uma "rotina de jogatina" para que você alcance seus objetivos e se destaque de alguma forma, somos estimulados de forma mais incisiva a manter a rotina de jogo.
1) Força de vontade é energia
Eu costumava achar que só bastava força de vontade pra combater alguma coisa, mas força de vontade é energia e a energia se esgota.
Se você está fazendo dieta e durante o café da manhã se depara com um bolo muito bonito - e provavelmente gostoso também - de chocolate, tenho quase certeza que você rejeitaria com facilidade. Após o almoço, você pode até cogitar a possibilidade, mas se mantém fiel a sua dieta. Porém, já a noite, ao final do seu dia, as chances de você "se render a sua vontade" são muito maiores, isso porque você já está esgotado e seu corpo tenderá a persuadir o seu cérebro.
Considerando força de vontade como uma "força" ou habilidade esgotável, o que nos ajudaria bastante é diminuir a quantidade de distrações na nossa rotina, assim, tirando o peso da força de vontade e economizando energia. Sim, isso faz parte do Essencialismo. Conceito infundado pelo autor Greg Mckeown. Aconselho a leitura.
2) Hábitos são padrões
Quando você identifica e elimina os seus vícios/hábitos ruins da sua rotina, num primeiro momento você entra em estado de abstinência e de alguma forma, o seu cérebro tenta redirecionar os vícios para outras coisas equivalentes.
Não é fácil se livrar disso, mas hábitos são padrões e padrões são construídos assim como qualquer outra habilidade. Exige tempo e uma das coisas que vão lhe ajudar bastante é comemorar as pequenas vitórias. Se você não reconhece elas, tende a se pressionar. Uma hora você se esgota e tende a voltar para os hábitos ruins novamente.
3) As falhas também são proveitosas
Coincidentemente, as vezes também sinto que joguei esse ano fora. Mas assim como eu, você teve progresso, não se satisfez, mas aprendeu bastante coisa.
Como no futebol, tem partidas que você joga pra ganhar, mas outras, pra aprender. Não diga que foi um ano perdido. Apesar da sua frustração, tenho certeza que você tirou grandes lições com suas experiências ficou um pouquinho melhor do que antes.
4) Redes Sociais
As redes sociais são programadas para nos manter atentos pelo maior tempo possível. Sugestão de documentário: O dilema das redes.
As redes sociais também é um ótimo meio para quem busca visibilidade. Para não me estender mais hahaha...
Você pode ser mais um curador de conteúdo ou usar tais plataformas a seu favor. Se você busca segmentar um público, disseminar conhecimento, vender um curso, por exemplo, você deve utilizar-se desses meios. Também há ótimas pessoas nas redes sociais compartilhando muuitoo conhecimento, basta seguir os canais ou pessoas corretas.
Conclusão
Bom, no geral, é mais produtivo o foco direcionado abrindo mão de muiitas distrações e coisas não tão importante em vista do que é extremamente essencial. Considerar que seus recursos são limitados e que quando menos direções você precisar dar atenção, mais "fundo" você alcança.
E, utilizar as redes sociais pode ser extremamente importante. Vai depender do seu estágio de vida e dos seus objetivos.
Mas quando o assunto é procrastinar, o nosso cérebro pode achar muito mais interessante até uma pessoa desesperada por atenção fazendo macaquice numa banheira cheio de nutella quando a gente precisa estudar Estruturas de Dados hahaha.