Executando verificação de segurança...
6
ivitor
2 min de leitura ·

A Realidade Crua: Como se Destacar na Multidão

Experiência, Atenção e Realidade

Realmente admirável a forma como a juventude de hoje sonha alto. Lendo alguns posts, não posso deixar de pensar em como o mundo está repleto de jovens auto-intitulados "desenvolvedores" que acreditam que estão prontos para enfrentar o mercado.

A Ilusão da Precocidade

Com seus ** meses de estudos, você já acha que merece a atenção dos recrutadores? Uma mistura de desenvolvimento front-end com Vue e back-end com Java. Bem, bem, parece que alguém assistiu a algumas aulas e agora se considera um especialista!

Você realmente acredita que seus links mágicos para o LinkedIn e o GitHub vão te fazer se destacar entre as massas? Candidatando-se a vagas e esperando ser "procurado" como se fosse algum tipo de prodígio? Eu gostaria de viver em um mundo onde a ingenuidade fosse recompensada.

Um Choque de Realidade

Aqui está um choque de realidade, jovens. O mundo não é um conto de fadas onde você posta alguns projetos medíocres no GitHub e recebe uma chuva de ofertas de emprego. Vagas com 2000 candidatos? Comovente. Você realmente acha que merece mais atenção do que os outros?

A Construção da Experiência

A verdade é que a experiência leva tempo para ser construída. Você não vai acordar amanhã como um "desenvolvedor" senior e experiente. Leva anos de trabalho e aprendizado. Então, se quer mesmo ser levado a sério, é melhor abaixar essas expectativas e se preparar para a longa jornada que tem pela frente.

Encarando a Realidade

Mas claro, continue postando seus links, candidatando-se a vagas e esperando que um dia alguém reconheça seu brilhantismo prematuro.

Boa Sorte no Caminho da Aprendizagem

Se você ainda é jovem, saiba que a estrada é repleta de Obstáculos e descobertas. Ainda há muito tempo para errar, experimentar e crescer.

Carregando publicação patrocinada...
2

Olá, me chamo Danilo Fernandes (https://www.linkedin.com/in/danilof-fernandes)
Minha Opinião:
1 - Teve uma galera que vendeu que era possível ganhar 10k ou 20k em 6 meses.
2 - Quando somos mais jovens acreditamos em qualquer coisa fácil e que brilha, falo por mim caso alguém realmente seja muito maduro quando jovem.
3 - As pessoas se enganam que "é só" aprender uma linguagem e frameworks e está resolvido, esquecem que precisam lidar com pessoas e como funciona os negocios da empresa, afinal qual problema vamos resolver é o grande "x" da questão, a tecnologia que você vai usar na maioria das vezes nem importa.
4 - Vagas de programação vão pagar melhor sim que vagas de algumas outras áreas, mas não 5k em 6 meses.
5 - Abrace problemas, tente resolver problemas com programação, isso vai mudar sua visão sobre tecnologia e afins, pegue problemas do seu dia-a-dia para resolver.
6 - Gostei da postagem, sem muita enrolação e direto ao ponto.

1

3 - As pessoas se enganam que "é só" aprender uma linguagem e frameworks e está resolvido, esquecem que precisam lidar com pessoas e como funciona os negocios da empresa, afinal qual problema vamos resolver é o grande "x" da questão, a tecnologia que você vai usar na maioria das vezes nem importa.

Perfeito ;)

2

Você fez curso com o Fábio Akita, não pode ser kkkkk

Mas, concordo com todos os pontos, ser iniciante significa estar no começo de uma jornada que muuuuitas pessoas já trilharam e existem muitos caminhos para a experiência e o reconhecimento disso.

Ser iniciante com os pés nos chãos é algo muito importante independente da era que está começando.

Humilde é a palavra que define quem quer crescer nas áreas de tecnologia, de forma orgânica, estruturada e assim pode acreditar que vai longe.

É o que o Felipe Deschamps fala: Precisamos ser o balanço de empáticos e exatos, e acredito que esta publicação trouxe essa realidade pra gente seguir da forma correta no caminho da aprendizagem.

Obs.: Não quer dizer que estando lá na frente, com mais senioridade, que não precisaremos ser humildes, pelo contrário, é aí que a humildade e o conhecimento que não sabe nada mas está buscando é que precisa aumentar. Munido disso, seu reconhecimento automágicamente aumenta.

Obrigado pela publicação @ivitor.

2

Cursando o curso da vida, no planeta terra pela instituição Brasil, Akita é só mais um dos professores rs 😄

1

Sensacional meu caro!! Muito obrigado mais uma vez por compartilhar toda a sua experiência aqui... com certeza será de grande valia!!! E muito obrigado pela baita analogia sobre a vida ser um curso, planeta terra o local onde marcamos presença, a instituição Brasil com seus diretores e funcionários específicos e alunos amáveis (outros nem tanto rsrsrs) e com o baita professor Akita hehehe

1
1

Perguntar se fez curso com o Fabio Akita foi o melhor comentário.. kkkkkkkkkkkk

Não querendo fugir da seriedade do tópico, mas foi engraçado.. kkk

Mas eu concordo, se não com tudo, pelo menos com a maior parte das coisas que foram ditas..

2

"Enquanto a maioria se cala, a minoria faz todo barulho".

Acredito que essa frase definou o mundo tech nos últimos dois anos. Os influencers de tecnologia da época vieram com essa papinho de programador ganhar 10k em 6 meses, o problema é que os influenciadores que realmente agregam valor e não vendem utopia, não conseguiram combater no tempo hábil esses "tech influencers" vendedores de cursos, ou então não conseguirar contrastar a tempo, o que dificultou e muito a comunicação e informação de tal feitos, da explosão da t.i em 2020 / 2022.

Infelizmente esses outros comunicadores, tais como Fábio Akita, o próprio Filipinho Deschamps, entre outros, não tiveram tanto poder de fala quanto a de um Primo Rico, por exemplo, né? rsrsrs. Infelizmente as pessoas tendem a ouvir quem tem mais influência, quem tem mais seguidores, mesmo que o cara NÃO SEJA dá área de tecnologia. A manipulação funciona assim mesmo, pessoas ouvem/ escutam uma coisa e não vão atrás da verdade, não se aprofundam, não buscam dados, fatos, relatos de profissionais SÉRIOS e COMPETENTES, que comeram o pão que o diabo amassou para entrar na área de T.i.

Dito isto, as dicas são válidas, mas esse discurso de "Encarar a realidade" do mercado de T.i é pura balela, até porque quem realmente se IMPORTOU em ir atrás da verdade já sabia os desafios que iriam enfrentar.

Espero ter contribuído. Grande abraço !!!

1

Dito isto, as dicas são válidas, mas esse discurso de "Encarar a realidade" do mercado de T.i é pura balela, até porque quem realmente se IMPORTOU em ir atrás da verdade já sabia os desafios que iriam enfrentar.

Exatamente, não é apenas enfrentar os desafios, e sim saber que os obstáculos são necessários e o motivo deles existirem

1

Eu como jovem, posso dizer que é exatamente isso, eu comecei a estudar programação lá em 2020 (tinha lá meus 16 anos) e só em Março desse ano fui entender como as coisas realmente funcionam e continuo aprendendo, claro. É extremamente difícil conseguir se destacar mesmo, uns pensam que é com o Github todo verdinho, mas eu penso que se for um projeto bem estruturado (onde você fez todos os processos) é algo de extremo valor, quando digo projeto estruturado também quero dizer em termos de conhecimento, é importantíssimo sair da zona de conforto em cada projeto que se faz, você tem vários bugs, mas tem uma satisfação gigantesca no final (pelo menos eu me sinto assim).

Eu gosto muito de me aprofundar na base (no meu caso é JS) então ainda não comecei com frameworks nem nada, pois sinto que dá pra melhorar muito meu código ainda e meus conhecimentos, eu sei como o mercado de trabalho está acirrado hoje, mas é uma escolha minha não correr direto pro Framework, acho que será fundamental lá na frente.

E como você disse, eu sei que vou errar, experimentar e crescer nesse processo, basta eu mesmo querer passar por tudo isso, vejo muitas pessoas imediatistas mesmo (muitos da minha famosa geração Z), mas isso é algo que eu evito ao máximo, um dia de cada vez, não são todos os dias que dá pra dar seu 100%, mas tem que continuar sempre.

Mas enfim, excelente post!!!

1

Isso que você falou de melhorar a base ao invés de frameworks e não ser tão apressado lembrou um pouco de como eu me sinto. Comecei uma faculdade de SI e lá a gente pegou a base com C, eu também vinha estudando o curso de lógica do Guanabara. Troquei de faculdade e agora minhas aulas só começam ano que vem, continuo estudando o curso de lógica e depois pretendo ver o resto de C que não vi na faculdade. Porém as vezes fico pensando se não estou desperdiçando tempo, vendo uns amigos meus estudando Python, HTML, CSS fazendo projeto de site e tal.

Eu já experimentei um pouco de Front mas gostei mais de lidar com C, por isso tô priorizando aprender essa base primeiro, depois vou pra Java, mas não sai a sensação de que eu tô atrasado

1

Eu passei 1 ano tentando aprender front-end, mas não levei jeito pra coisa. Agora estou focando em compreender melhor os fundamentos da programação usando a linguagem C. Bora pra cima!

1

Parabéns, importante é não desistir, encontrar o melhor caminho e continuar tentanto, sem querer cortar caminhos, conhecer seus limites e superá-los

1

Sem base não existe frameworks, se você não sabe a base não sabe o framework, apenas memorizou as colinhas que viu em tutoriais, pra resolver problemas complexos precisa saber os fundamentos

1

Só cuidado para não relaxar muito, a área da tecnologia tá evoluindo cada vez mais rápido e se você ficar focando demais em aprender algo básico vai acabar de ferrando, se atrasando, se frustando e isso vai por consequência te fazer desistir da área.

1

Concordo plenamente, no momento sou somente um estagiário tentando aos poucos me aprimorar e um dia pensei desta forma. Esses marketings de cursos prometendo milhões de coisas em pouco tempo ou o resultado de algo milagroso realmente não existe. e pra ser o tal "prodígio" tem que fazer além de um curso e alguns projetos. É praticamente loucura querer alcançar algo assim pois seguindo nesse raciocínio de querer ser o "prodígio" o cara tem que se desligar da própia vida. Meio que o cara tem que ser um David Goggins da programação, e por este exemplo do David Goggins quero dizer pela questão do cara correr até as unhas dos pés dele cairem e tudo mais.

1
1

que nada, apenas 6 meses de cursos voce ja estará ganhando seu salário inicial de 6 mil, bora pra cima, me disseram isso ai em uns cursos, 6 meses eu já estou monstrão na parada

1

Boa, ta no caminho certo, só não esquece de colorir o linkedin e github com as cores do arco-iris e colocar seus pronomes também, esquece essa besteira de estudar os fundamentos, matematica, base? Quem precisa disso kkk

1

Excelente texto. Como dizia Napoleon Hill, o sucesso normalmente está a um pequeno passo além do ponto onde muitos desistem de continuar. Sucesso em qualquer assunto, área ou aspecto requer dedicação, trabalho duro e resiliência, e no nosso mundo de tecnologia não é diferente.
Sempre pensei da seguinte forma: "se quero ter sucesso, tenho que ter em mente que terei que fazer NO MINIMO o que a maioria desiste de fazer".

0
1

Bem, não sou muito bom em programar...

Eu aprendir a concertar coisas para ajudar em casa, daí que vem minha habilidade com máquinas.

Mas eu me formei no IFMA-SJR como Game Dev, e até hoje, procuro uma oportuinidade e condições de arcar com elas, pois eu já passei para UFRN e na época eu tinha 17 anos e minha mãe não deixou eu ir cursar Analíse de Sistemas e/ou Bacharel em Ciência e Tecnologia lá.

Acabou que estou me graduando em Jornalismo por obrigação, mas eu pretendo sair logo desse curso. Então, galerinha do ensíno médio, não escolham a área de marketing e comunicação se você não tem parente rico pra investir em você, é uma barca com mil furos, a gente passa mais tempo tirando água da barca do quê remando de fato.


Aliás, eu estou procurando novos projetos e conexões:
https://github.com/Saulo-Ferro-Maciel
https://www.linkedin.com/in/saulo-ferro-maciel-74b65a1b8/

1
1
1

Sou um desses "desenvolvedores" que iniciou sua jornada como dev a mais ou menos 10 meses e não sinto que me desiludi.

Acho que o discurso de " Os Dev's de hoje em dia acham que vão ganhar 10k em 5 meses " está a um 3 anos para trás. Atualmente o que mais vejos é " Dev's " querendo começar e não conseguindo.

O BOOM da programação nos anos da pandemia, na minha opnião, destruiram o cenário para novos aspirantes a desenvolvedores, pois as empresas tomaram uma postura muito mais rigida sobre a contratação e a formação de novos " Dev's ".

Sei o quão é importante falar sobre como o mercado realmente é, mas acho que as pessoas que entraram no mercado atualmente já sabem que toda a ilusão de ganhar 10k em 5 meses é apenas isso ilusão.