Executando verificação de segurança...
2

Eu praticamente aprendi a programar com PHP, e era algo cheio de gambiarras e coisas antigas. Fiquei com um certo preconceito por causa disso (acredito que várias pessoas também hehe). Hoje, eu trabalho em uma multinacional (não vou dizer o nome, mas é aquela verdinha de materiais de construção) onde o e-commerce é feito todo em PHP com Laravel.
Quando entrei no projheto, confesso que fiquei um pouco pensativo, pois estaria voltando para uma linguagem antiga, sem futuro. Eu estava redondamente enganado kk. Hoje PHP é muito bom (talvez era quando eu estava aprendendo também, eu que não sabia).
Não vou entrar em muitos detalhes, mas quem tem esse preconceito, eu aconselharia a dar mais uma chance. Talvez se surpreenda.

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu tinha esse mesmo pensamento... Alguns dizem que saber PHP só é útil para migrar projeto legado, mas vejo vários conhecidos ai ganhando bastante com PHP. Inclusive perdi uma vaga por não conhecer o PHP.

PHP ser inútil e antigo é provavelmente uma das maiores mitos da comunidade que se pendura até hoje.

1

Cara, eu aprendi programação por meio do PHP 5.4 lá em 2015, eram outros tempos... Assistia aula e o prof colocava queries sql no meio do html e tudo mais, porém foi ali que fui aprendendo de pouco em pouco como as coisas funcionavam.

Claro que já existia orientação a objetos, mvc, padrões etc. Outras linguagens fortemente tipadas ou com raiz forte em orientação a objetos já faziam isso há muito tempo, e poucos programadores PHP já estavam por dentro desse conceito. Mas com o tempo, e com a ajuda dos frameworks trazendo uma forma mais organizada de se trabalhar, fomos aprendendo a utilizar os padrões de projeto para chegar no código que conseguimos escrever lindamente hoje.

O pessoal que vem do C# ou Java tem que compreender que toda linguagem e seus programadores tem seu amadurecimento. Acredito que na época que aprendi, nem o professor do youtube sabia orientação a objetos.

Hoje, utilizando PHP 8.3, Laravel 11, Livewire 3, TailwindCSS, e um pouquinho de JS, não tem coisa melhor para se criar uma aplicação web. Foram feitos para isso, nem pra desktop, nem mobile, mas para exatamente isso. É simplesmente ótimo!

1

Até porque o C# tenta imitar o PHP com var, dynamic e ExpandoObject.
Java também apesar de mais restritivos tmb oferece meios de se chegar. inclusive na v20 adicionou o var pra inferência dinâmica.
Enfim, muita gente reclama do PHP pela a forma de tipagem e inferencia, só que lá no fundo, todo mundo quer usar a forma de se programar com PHP. então nada melhor do que a versão 8 do PHP trouxe. A facilidade de se programar com ele, podendo utilizar os recursos das outras linguagens

1

Falou pouco e falou muita merda.

Primeiro que var não tem nada a ver com dynamic e ExpandoObject. Você só está dando ao compilador a responsabilidade de inferir o tipo daquela variável e se por um acaso ele não conseguir, o código nem sequer irá compilar.

Agora, o C# sendo uma linguagem fortemente tipada, nada mais justo e necessário do que ter um tipo dinâmico para se trabalhar com COM, JSON e DLLs externas. E isso também não tem nada a ver com com PHP, pois já existia de outras formas no Visual Basic.

1

Cara tú tem Dunning-Kruger?
Na sua própria resposta vc confirma o que eu disse!
É obvio que var, dynamic e Expando são coisas diferentes. Porém juntos em uma linguagem, podem AJUDAR A REDUZIR os problemas que a tipagem forte e falta de inferência de tipos trazem. E é óbvio que PHP não foi a primeira ou única linguagem de tipagem fraca ou que faz inferência, foi apenas uma construção poética pra dar ênfase ao tema da discussão... Cara na boa, vai cuidar do Dunning-Kruger heihn. Uma hora pode te por em maus lençóis