Creio que existam técnicas válidas para se realizar a validação de conhecimento que podem ser cobradas na faculdade utilizando papel e caneta, mesmo que o conhecimento em questão esteja em volta de temas como a programação por exemplo.
Minha primeira prova de algoritmos na faculdade, onde aprendiamos C, foi feita com papel e caneta. Por muito tempo achei isso um absurdo "Como podem cobrar algo no papel sendo que eu teria um desempenho muito maior programando de verdade". Amadurecendo ao longo do curso e tenho diversas conversas com colegas que entraram depois de mim e passaram pela mesma experiência "traumática", eu pude perceber melhor qual o intuito do papel e a caneta.
Creio que o conhecimento pode ser expresso de uma forma muito mais profunda quando nos deparamos com formas diversas de se avaliar um mesmo problema. O papel e caneta aceitam de tudo e fica explicito nosso entendimento real sobre o assunto, como raciocinamos e como resolvemos um problema e quando o assunto em questão é avaliação qualitativa de conhecimento adquirido por um aluno, esse método é muito eficaz. Eu não sou contra esse método, no entanto não podemos passar pano para um descaso real que acontece: O desleixo de muitos professores em apenas passar um conhecimento raso, sem esforço adiante.
Creio que existam professores e professores, o papel e caneta não é o problema na maioria dos casos e sim a falta de compromisso em transmitir um conhecimento real, sólido, aos alunos.
Mas isso é um papo para outra hora.
De todo modo, faça um teste, tente solucionar um problema de programação no papel, faça um bouble sort ou algum algoritimo simples e veja o verdadeiro nível de entendimento que você possui.
Bom, essa é a minha opinião, espero que possamos trocar mais ideias sobre isso :D