O que posso dizer, que pelo menos por isso, você está melhor que seus colegas. Lamento por ter estudado em um curso que tinha outras pessoas assim, até porque certamente baixou o nível do curso como um todo e te prejudicou. Mas tenho certeza que você deve ter aproveitado o melhor que dava e ainda vale a pena.
Isso é sintomático. E tem a ver com o que acabei de responder. Cada dia mais há preguiça e isso está destruindo a vida das pessoas.
Hoje estou em modo duro mesmo, porque me frustra muito ver tanta gente tentando otimizar tanto suas vidas que elas criam enormes problemas e obstáculos. Isso é muito triste e não consigo cruzar os braços e só observar. Sei que posso fazer pouco, mas ainda faço.
Sei que muita gente nem vai querer ver ("é filme velho" e "parece chato"), e claro, é uma caricatura, mas é mais realista do que parece. Estamos realmente caminhando para isto: https://www.imdb.com/title/tt0387808/. As pessoas pregam esse tipo de coisa cada vez mais. Até imagino que acham que estão fazendo o bem, que não percebem o problema, mas não muda o fato.
Eu até acho que as provas precisam ser aplicadas de forma correta. Não pode fazer como professor meu que tirava ponto por esquecer um ponto em COBOL quando não tinha oportunidade de testar.
Ao mesmo tempo eu dava prova de "verdadeiro ou falso" e tinha aluno que não respondia. è desanimador.
Eu acho que em certo momento seria bom ter uma prova no computador, mas no começo, se bem feito, escrever é legal.
Por isso que no começo deve evitar calculadora, sair pesquisando na internet qualquer coisa, perguntar qualquer coisa para outra pessoa, e mais ainda evitar IA. A pessoa constrói o conhecimento dela. Com as mãos, sem ferramentas. Depois a ferramenta ajudará a ser produtivo. Durante a construção de conhecimento precisa ir moldando o cérebro com várias técnicas. Não tem atalhos. Ninguém inventou uma forma de mudar isso. Isso que as pessoas estão fazendo é a "bomba" para o cérebro. Não dá certo , até porque mesmo para os músculos ela é só um auxílio, ainda tem muito esforço real. Não adianta procurar o caminho fácil.
Por isso que nem fazer uma pergunta a pessoa consegue. Depois ela responsabiliza os outros. Ela treina o erro o tempo todo. Quanto antes reverter isso melhor. Mas já, e principalmente depois da faculdade, eu sei que será difícil. Lamento.
Eu nem quis desenvolver muito isso, mas ficará para eu criar um conteúdo mais dedicado a isso.
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).