Executando verificação de segurança...
1

[AJUDA] Estou PERDIDO com a escolha de tecnologias: Flask, Django, React, Spring...

Salve, galera! Queria muito pedir a opinião de alguém mais experiente ou que já trabalhe com algumas destas áreas. Atualmente, estou estudando full-stack, desenvolvendo back com flask e front com JS+HTML+CSS, com interesse em aprender React. Ando acompanhando outras tecnologias em python para o back, e o FastAPI e Django pareceram muito atraentes. Cheguei a conclusão que FastAPI seria indispensável, mas tenho dúvidas a respeito do que faço com o Django e com o Flask. Tenho algum conhecimento em Flask pois já fiz alguns projetos, mas não possuo nenhum em Django. Abandonar o Flask e continuar com FastAPI e Django é viável? Vejo que o Django cobre tudo do Flask, fora que acho o material um pouco mais sólido em Django, fora a facilidade de implementer recursos mais modernos. Ainda com tudo isso, tenho dúvidas sobre o Java, já tive contato com a linguagem, sei o básico, e queria me aprofundar em algum framework como Spring. Fico muito confuso quando olho para essas possibilidades e queria a ajuda de alguém. Focar no Java? focar no Django e FastAPI? Ideias de projetinhos também são bem vindas.
Estou no último ano do ensino médio, e penso em trabalhar com algumas dessas tecnologias, isso deve ser levado em conta.
Desde já, agradeço!

Carregando publicação patrocinada...
2

Vamos começar pelo começo. CALMA MERMÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Como tudo na tecnologia, é tudo um grande depende. Mas eu vou te dar uma resposta mais parcial, porque eu sei como é tá no teu lugar, também to no ensino médio e tava praticamente na mesma loucura mês passado.

Resposta Curta

Escolhe alguma coisa e continua. Como você já começou com flask, eu indico continuar com python, já que a quantidade de conteúdo é enorme e a curva de aprendizado é exponencial. Foca no máximo em python, entende do mais superficial(entender todo o funcionamento do python e sua sintaxe) ao médio(a linguagem em sua totalidade: métodos internos, libs internas e todo esse paranaue e também sobre o framework(s) que tu tiver) ao mais avançado que é a computação por trás e como o python funciona na computação. Mas vai com calma, eu ainda to no início, no superficial também, a gente não pode partir pro avançado, não vamos entender. Já em questão de framework, eu te recomendo, sim, trocar pro Django já que é bem mais fácil encontrar vagas e é mais bem aceito no mercado.

Resposta Longa

Vamo de passo a passo pra facilitar tua vida.

Passo 1: Mantenha calma e foco

Eu sei que com esse tanto de informação, tecnologia e médias salariais fica difícil tomar uma decisão que você se sinta confiante. Mas, sinceramente? Não existe escolha que você vai se sentir confiante, sempre vai existir aquele "E se tal área?"

A área da tech é conectada

Independente de onde tu começar vai te ajudar pra onde tu for. Focando em uma linguagem e entendendo os conceitos, facilmente tu troca de linguagem depois.

Por que é importante focar em uma tecnologia?

Se tu ficar trocando o tempo todo, não vai ter tempo de chegar no mais avançado e vai acabar se estaguinando

Ideias de projetos

Essa semana ta rolando um evento da pythonando chamado PyStackWeek, ótimo pra aprender sobre o Django e o canal deles tem um projeto inteiro feito com django também Projeto MECAJATO

Qualquer coisa chama la no discord ou no insta, bro: silveirinhajuan

2

Complementando a resposta do @JuanGuerra, gostaria de explicar brevemente com relação ao Django e Flask, além do por quê é interessante você ter conhecimento em ambos se você for se manter no Python, como o Juan sugeriu.

Django e Flask

O Django é amplamente utilizado e é o framework web mais conhecido no mundo do Python. Ele oferece uma abordagem abrangente para o desenvolvimento web, com recursos como roteamento de URLs, gerenciamento de bancos de dados relacionais, autenticação de usuários, administração de painéis e geração de HTML dinâmico. O Django é valorizado por sua alta produtividade, segurança robusta e forte comunidade de desenvolvedores.

Já o Flask é um micro framework web minimalista e leve, projetado para ser simples e fácil de aprender. Ele fornece um conjunto básico de recursos para o desenvolvimento web, permitindo maior flexibilidade e liberdade para os desenvolvedores escolherem as bibliotecas e ferramentas adicionais que desejam usar. O Flask é apreciado por sua simplicidade, rapidez, extensibilidade e facilidade de uso.

Então, podemos considerar que o Django é mais recomendado para aplicações maiores e que exigem uma complexidade superior, já que possui diversas facilidades embutidas em seu core. Já o Flask é mais utilizado em pequenas aplicações e microsserviços, como APIs.

Texto retirado e adaptado de:
Alura - Django ou Flask: características, semelhanças e diferenças

Conclusão

Atualmente trabalho com o Django e posso te garantir que é um framework muito poderoso, prático e que é uma mão na roda, mas, como foi dito anteriormente pelo @JuanGuerra, tudo depende, não existe uma tecnologia melhor que a outra e sim com objetivos diferentes. Por exemplo, caso queira criar uma aplicação que possua um painel de Admin e ORM, para diferentes bancos relacionais, é recomendado o Django, o que não significa que o Flask não seja capaz. Porém, se meu objetivo for velocidade no desenvolvimento de APIs e microsserviços, é recomendado o Flask, o que também não significa que o Django não seja capaz.

Nesse caso, se quer se manter no Python, continue estudando e procure aprende-las, a sua expertise em Flask vai complementar os seus estudos em Django e vice-versa. Se você está com tempo e não tem pressa, por que trocar de tecnologia se pode aprender ambas? Claro, devemos sempre ter um foco, mas nesse caso eu acho interessante você saber as duas e, quem sabe, depois seguir para um outro framework, como React, Angular e Vue.js, usando o Django ou Flask com um desses três.

Todo o seu atual e futuro conhecimento irão se complementar e te ajudarão no aprendizado de outros temas e tecnologias.

1

E também se você ver que não ta gostando de mexer com web, tu podes mudar para outras áreas. Teu conhecimento ainda vai te alavancar. Então não te preocupa em decidir o que vai aprender agora, pega algo e vai. Como diz o Lucas Montano do canal Lucas Montano:

"Se tu sabe o que tu não gosta, já vai te ajudar de mais."

Montano, Lucas em metade dos vídeos dele