Você está construindo seu castelo na areia?
Se tem algo que a comunidade de SaaS tem visto, são pessoas lançando soluções criativas e inovadoras. No entanto, nem todas elas são éticas ou têm uma proposta de durar anos. Alguns têm buscado atalhos, manipulando e reinventando ferramentas para benefício próprio.
A questão é: até onde isso é legalizado e sustentável?
A rápida evolução da nossa área nos últimos 6 meses trouxe exemplos de SaaS que simulam plataformas como o GPT-4 Plus por um custo mais baixo, outros que extraem e manipulam depoimentos de lojas virtuais e até aqueles que se investem em robôs de apostas e spam de whatsapp.
Entrar nessa onda tem um apelo quase irresistível, tanto para quem cria o SaaS quanto para quem se torna assinante. Por trás da tela, o dev enxerga uma chance de ouro de monetizar rapidamente, ofuscado pela promessa de retorno imediato, muitas vezes nem aí para a ética e sustentabilidade do projeto.
Já quem assina, a proposta seduz pela solução "mágica" e imediata, uma espécie de atalho para problemas que, a princípio, parecem complexos.
Contudo, é fundamental se perguntar: até que ponto você está disposto a comprometer sua integridade buscando soluções rápidas? Você tem isso em mente? Quero dizer, você tem dimensão da fragilidade de tais atalhos e a potencial efemeridade dessas "soluções mágicas"?
Em um mundo de resultados imediatos, uma reflexão precisa ser feita: você está construindo um SaaS para sanar um problema momentâneo de grana, ou sua visão de criar algo valioso está distorcida?
Do meu ponto de vista, e falo isso também como autocrítica, criar uma empresa feita para durar é caminhar pela trilha já conhecida de solucionar problemas de maneira genuína, criativa e acima de tudo, ética.
Meu objetivo com a elogiou.com.br, e com qualquer SaaS que eu venha a criar no futuro, é oferecer soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas, sem burlar regras.
A Elogiou se destaca por valorizar o depoimento real das empresas, acreditamos firmemente no poder da verdade por trás de cada depoimento de cada serviço ou produto que ela oferece.
Olha que louco: para garantir essa autenticidade, me dedico pessoalmente a vasculhar cada novo usuário em nossa plataforma, investigando qualquer sinal de uso que possa prejudicar terceiros. Embora sei que essa forma manual não será viável a longo prazo, minha determinação em garantir um começo íntegro para a Elogiou é indispensável e ocupa um lugar quase que diário em minhas prioridades, lógico, sempre que tenho tempo.
Será o SaaS a nova onda do "Dropshipping"?
Com um tutorial do Bubble no youtube você pode criar um software incrível, com isso, parece que o mercado SaaS está se transformando no "novo dropshipping", onde a facilidade de criar e a promessa de lucros rápidos ofuscam a real essência do que significa criar soluções de relevância para alguém ou uma empresa.
Por isso, deixo aqui uma pergunta para reflexão:
Em que tipo de solo você quer construir o seu legado?
E o que você está disposto a fazer para que dure por anos?
Meu #BuildInPublic, segue aí: https://instagram.com/henriquesaas