Executando verificação de segurança...
9

Você está construindo seu castelo na areia?

Se tem algo que a comunidade de SaaS tem visto, são pessoas lançando soluções criativas e inovadoras. No entanto, nem todas elas são éticas ou têm uma proposta de durar anos. Alguns têm buscado atalhos, manipulando e reinventando ferramentas para benefício próprio.

A questão é: até onde isso é legalizado e sustentável?

A rápida evolução da nossa área nos últimos 6 meses trouxe exemplos de SaaS que simulam plataformas como o GPT-4 Plus por um custo mais baixo, outros que extraem e manipulam depoimentos de lojas virtuais e até aqueles que se investem em robôs de apostas e spam de whatsapp.

Entrar nessa onda tem um apelo quase irresistível, tanto para quem cria o SaaS quanto para quem se torna assinante. Por trás da tela, o dev enxerga uma chance de ouro de monetizar rapidamente, ofuscado pela promessa de retorno imediato, muitas vezes nem aí para a ética e sustentabilidade do projeto.

Já quem assina, a proposta seduz pela solução "mágica" e imediata, uma espécie de atalho para problemas que, a princípio, parecem complexos.

Contudo, é fundamental se perguntar: até que ponto você está disposto a comprometer sua integridade buscando soluções rápidas? Você tem isso em mente? Quero dizer, você tem dimensão da fragilidade de tais atalhos e a potencial efemeridade dessas "soluções mágicas"?

Em um mundo de resultados imediatos, uma reflexão precisa ser feita: você está construindo um SaaS para sanar um problema momentâneo de grana, ou sua visão de criar algo valioso está distorcida?

Do meu ponto de vista, e falo isso também como autocrítica, criar uma empresa feita para durar é caminhar pela trilha já conhecida de solucionar problemas de maneira genuína, criativa e acima de tudo, ética.

Meu objetivo com a elogiou.com.br, e com qualquer SaaS que eu venha a criar no futuro, é oferecer soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas, sem burlar regras.

A Elogiou se destaca por valorizar o depoimento real das empresas, acreditamos firmemente no poder da verdade por trás de cada depoimento de cada serviço ou produto que ela oferece.

Olha que louco: para garantir essa autenticidade, me dedico pessoalmente a vasculhar cada novo usuário em nossa plataforma, investigando qualquer sinal de uso que possa prejudicar terceiros. Embora sei que essa forma manual não será viável a longo prazo, minha determinação em garantir um começo íntegro para a Elogiou é indispensável e ocupa um lugar quase que diário em minhas prioridades, lógico, sempre que tenho tempo.

Será o SaaS a nova onda do "Dropshipping"?

Com um tutorial do Bubble no youtube você pode criar um software incrível, com isso, parece que o mercado SaaS está se transformando no "novo dropshipping", onde a facilidade de criar e a promessa de lucros rápidos ofuscam a real essência do que significa criar soluções de relevância para alguém ou uma empresa.

Por isso, deixo aqui uma pergunta para reflexão: 

Em que tipo de solo você quer construir o seu legado? 

E o que você está disposto a fazer para que dure por anos?

Meu #BuildInPublic, segue aí: https://instagram.com/henriquesaas

Carregando publicação patrocinada...
4

Tudo é timing. Tenho clientes que trabalhavam com dropshipping e faturavam uma média de 1mi/mês lá no início. Depois, o negócio foi se tornando cada vez menos interessante ao ponto de só ser viável se você praticar golpe não entregando o produto.

Não acho que tenha relação entre SaaS e Dropshipping. Da mesma forma, se você lança o SaaS com timing, pode faturar tranquilamente 60K/mês ou mais entregando valor. É altamente escalável. Para faturar 60K/mês você só precisa de 1.5K usuários com planos médios de 39,90/mês.

Acredito que a percepção e paralelo com Dropshipping se dá pelos produtores de cursos que farmam dinheiro a partir de sonhos dos devs de ganharem muito dinheiro. De resto, não é uma onda, é só uma categoria do mercado como qualquer outra. E, diferente do dropshipping, não tem nenhum impecílio fiscal ou logístico que impeça seu crescimento.

O que eles caras não contam é que não basta desenvolver. E aí que você entende que não é todo mundo que vai ganhar dinheiro com SaaS. Para lançar o SaaS, você precisa de: orçamento, infraestrutura, marketing, vendas, prospecção, contabilidade, jurídico e uma série de processo que não é qualquer desenvolvedor que tem acesso. Ou você tem tudo isso ou você tem investidores que vão prover tudo isso.

Parte dos devs vão encontrar essa dificuldade, por mais que tenham ideias legais e vão acabar recorrendo a "sistema alternativos" para ganhar um alto volume de dinheiro enquanto der para segurar o rojão. Em todo tipo de categoria do mercado terá pessoas que explorarão das piores formas para enriquecer rápido.

A parte errada de tudo isso são os que promovem o SaaS como fonte de renda infinita. Isso é um sonho, apenas. E só enche o bolso deles. Um SaaS de sucesso precisa ter toda uma base e não basta apenas programar e lançar em produção. Se torna a empresa da sua vida. O que nos leva a entender que não é para qualquer um, pouquíssimos dev tem todas as habilidades necessárias para lançar um SaaS sozinhos.

3

Agora comentando especificamente sobre o seu SaaS, achei sensacional! De fato, a sua triagem manual pode atrasar um pouco a sua escalabilidade, mas existem diversas formas de mitigar isso e ainda sim manter o espírito integro da sua empresa. Tenho muita experiência com desenvolvimento, vendas, desenvolvimento de negócios e afins, se precisar fico a disposição!

1

Obrigado meu mano! Ah, acho que não me espressei direito rs, a triagem manual é simplesmente um luxo que me dou não é um real controle de qualidade. É uma xeretada geral de dono para entender como os usuários estão utilizando... Ai vira e mexe encontro um espertinho usando de má fé e removo :D

1

"...parece que o mercado SaaS está se transformando no "novo dropshipping", onde a facilidade de criar e a promessa de lucros rápidos ofuscam a real essência do que significa criar soluções de relevância para alguém ou uma empresa."

Exatamente isso rs, já ficou algo tão chato de ver que qualquer post desse tipo fica 110% broxante rs.