Eu amo usar o Vim motions ao ponto de mapear o ALT + H/J/K/L no Windows para serem as setas em qualquer programa (usando o PowerToys). Ainda não peguei muito o ESC e tal, mas estou trabalhando nisso.
Aprender a trabalhar sem tirar as mãos do teclado me dá uma sensação de rapidez que, às vezes, acho bem louca. Nunca havia me sentido tão produtivo ao combinar vim motion com emmets, como faço com o Neovim.
Se alguém tiver alguma curiosidade nos meus dotfiles, está no meu GitHub. Como já pulei para este mundo de editores de texto em linha de comando diretamente no NeoVim, tudo o que aprendi sobre Vim foi nele e minhas configurações foram feitas totalmente em Lua, o que me possibilitou aprender uma ou outra coisa sobre essa linguagem (enquanto estudo front-end). Ainda não está pronto, pretendo mudar uns plugins e configurações, mas basicamente é essa a configuração do meu editor (que está repleto de plugins, mas todos com alguma função real).
PS: Se o @NathanFirmo não tivesse dito que estava usando o GNOME com modificações, eu realmente iria achar que era uma screenshot do MacOS na primeira imagem, apesar de ainda assim estar com a pulga atrás da orelha pois parecia e não parecia exatamente um MacOS, ao mesmo tempo! hahahaha