Por que você deveria usar NeoVim para programar
Não, essa não é uma batalha de editores ⚔️
Talvez você fique decepcionado, mas a ideia desse post não é dizer que Vim é melhor que o editor X, Y ou Z. E não. Eu não abandonei o VS Code ainda. Apesar do VS Code ser particularmente bem bonito, há uma coisa muito especial em programar direto pelo terminal. É como se o espírito dos programadores ancestrais habitasse dentro de mim.
DIY - Faça você mesmo 🔨
Terminal
Se você é nerd como eu, a ideia de personalizar tudo deve te agradar bastante. Essa é uma das razões para eu amar tanto o Linux. E consequentemente, também me faz gostar muito de programar em seu terminal.
Eu particularmente gosto do visual do Gnome Terminal. Eu coloco os botões da janela para o lado esquerdo e uso um o tema do MacOs Big sur, que tem um visual muito elegante. Além disso eu uso o shell zsh com o tema spaceship, além de outros plugins desse shell para aumentar a produtividade.
NeoVim
Há várias coisas que eu acho incríveis no Vim. Uma é a possibilidade de deixar ele com a minha cara. Há várias extensões que a comunidade cria, e diversos language servers que podem prover a ele uma inteligência como a do querido VS Code. Ele é simplesmente um editor de código que você pode construir. Se você for mais hardcore, poderia até baixar seu código fonte e compilá-lo manualmente.
Atualmente, meu vim está configurado com vimscript, mas hoje ele suporta linguagem lua também. Eu testei alguns temas nele, inclusive o Dracula, que é o tema que eu uso em praticamente tudo, mas senti que o contraste dele cansou mais a minha vista nesse caso, então troquei para o sonokai que foi o tema de vim que eu mais gostei. Em breve farei outros posts no Tabnews falando mais detalhadamente sobre os plugins e configs que eu uso. Se já estiver ansioso para ver, você pode acessar meus dotfiles, um dos arquivos que você encontrará nele, é o meu init.vim, dentro de .config/nvim.
Tmux
Para completar, você ainda pode usar o tmux como multiplexador de terminal, que permitirá que você feche o terminal mas possa continuar de onde parou (desde que não desligue o computador), além de muitas outras coisas. Ele permite que você tenha várias "instâncias" do terminal em uma mesma janela, o que pode dar muita produtividade.
Keyboard Driven Aproach
Ter uma abordagem orientada a comandos de teclado, além de dar muita agilidade, é muito divertido na minha opnião. Meu cérebro de nerd sempre fica pensando qual a combinação de teclas mais eficiente para chegar em determinada parte do código. 🤓
- gg - Ir ao início do arquivo
- G - Ir ao final do arquivo
- 0 - Ir ao início da linha
- $ - Ir ao final da linha
- 50% - Ir à metado do arquivo
- 15G - Ir à linha 15
- di' - Deletar o conteúdo dentro das aspas simples
Sim, a lista vai até o infinito e além hehehe 😅
Conclusão
IDE é uma questão bastante pessoal. Existe aquela que te atende, mas uma das principais coisas que o vim me ensinou foi buscar solução. Você precisa configurá-lo até para realizar coisas simples como copiar e colar e apesar de parecer perda de tempo, essa necessidade melhorou minhas abilidades de pesquisa e minha confiança em consumir conteúdos em inglês, uma vez que por ser menos utilizado, há menos conteúdo em português sobre ele. Esse é na minha opnião, o motivo de você dever dar uma chance ao vim. Ainda que just for fun.
Vídeos para se aprofundar mais
Como Configurar o VIM e o NEOVIM do ZERO em 2022. Produtividade Absurda.