Executando verificação de segurança...
1

Estou pronto para o mercado de trabalho?

Sou progamador independente à dois anos, e penso em ingressar no mercado trabalho como progamador.
E apesar de ter 2 anos trabalhando com progamação desenvolvi apenas um unico projeto comercial, e que é de onde vem minha renda atualmente, desenvolvi esse projeto usando majoritariamente back-end.
Atualmente tenho duvidas se estou preparado para ingressar no mercado de trabalho.
Tambem quero saber se posso usar o projeto comercial que citei acima, como expiriencia profissional no meu curriculo? E se sim como posso fazer isso?

Carregando publicação patrocinada...
2

Só você pode responder isso. Ninguém mais pode porque não foi avaliado por qualquer outra pessoa. Nós que mal sabemos o seu nome e o que você disse em 4 parágrafos sabemos menos ainda. Mesmo que tivesse colocado seu currículo, detalhes do projeto, ainda não seria suficiente.

Por outro lado, o que define se você está pronto para o mercado de trabalho é você ser contratado. Só tentando é que receberá essa resposta. Ficar sentado esperando chegar a hora certa não faz muito sentido.

De uma certa forma poderíamos dizer que não está, porque se estivesse estaria fazendo algo em vez de perguntar para pessoas aleatórias na internet algo que elas não podem responder.

Pensando como um selecionador, se eu estivesse te avaliando só pelo que vi aqui eu diria que não sabe definir bem um problema, descrevê-lo com todos os detalhes necessários, não consegue pesquisar sobre o que deseja, formar uma base de conhecimento para resolver seu problema de entrar no mercado. Mas teve a iniciativa de estudar, fazer um produto, comercializar e ter algum sucesso nisso. Você não conhece bem markdown, não é um esculachado e tem uma base escolar minimamente razoável, com pequenas falhas.

Comece a se apresentar ao mercado com tudo o que puder, com qualquer coisa que possa indicar que está preparado, e quem estiver com vaga vai decidir se está preparado ou não. Quem sabe vai te dizer porque ainda não está preparado, pelo menos para eles. Pode estar para a próxima vaga que aparecer.

Em geral, boa parte das vagas querem que alguém tenha te avaliado, não você mesmo se avaliar. A primeira vaga sempre é a mais difícil, você tem que demonstrar que quer muito aquilo. De certa forma tem alguma experiência, mas não trabalhando normalmente, não junto com outras pessoas.

Sempre é mais fácil quando estão contratando de forma quase aleatória, o que parece não estar acontecendo neste momento.

O seu sucesso dependerá do quanto consegue se vender, até mais do quanto você é capaz de fazer, principalmente agora.

O que importa é a qualidade do que fez, a capacidade de você falar dessa experiência. E encaixar no que querem. O tempo importa pouco, tem gente com muitos anos que é uma tragédia total. Não tem alguém com um ano e ser uma maravilha (a não ser que estejamos diante de um gênio).

Você parece estar na frente de muita gente, mas o quanto isso é bom depende de algo que não podemos fazer.

Cuidado com dicas de internet. É muito comum as pessoas falarem com viés, em muitos casos pode mais atrapalhar do que ajudar. Você estará mais preparado quando perceber isso. A maioria das pessoas não sabem bem o que fazer, você não está tão atrás assim.

Se alguém for muito experiente em processos seletivos provavelmente ela tem problemas.

Eu já respondi algumas vezes aqui e em outros lugares sobre o assunto e dei algumas dicas que acho serem universais, e algumas mais específicas para quem perguntou.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Pesquise as vagas e anote o que a maioria está exigindo.
Faça um match com o seu curríbulo.
E Sim, seu projeto irá colaborar.
Na verdade, hoje em dia é obrigatório mesmo desempregado você estar envolvido em algum projeto. Sempre perguntam, em que projeto você está?
Outra dica, na pergunta me fale sobre você, ou coisa assim, não é para falar nada do seu profissional, é para falar coisas pessoais que eles não podem perguntar diretamente, querem informações preconceituosas como: onde nasceu, onde está morando, idade, casado, filhos, raça, religião, etc.
Depois para disfarçar eles perguntam se você tem algum hobby mas isso é irrelevante.
Se tiver muito tempo sem carteira assinada eles até acham que você estava preso.
Uma até me perguntou assim, mas qual está sendo a sua fonte de renda, nesses meses todo desempregado.