Acho que já respondi aqui: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.
Tem gente que fala que a IA vai acabar com os devs, tem gente que fala que não vai. Tem gente grande falando as duas coisas. Então por que você acha que isso acontece? Já parou para pensar? Um programador, pelo menos um bom, sempre para pensar sobre um problema, procura entender as coisas como elas são, abstrair as fantasias, pesquisa, acha melhores informações para tomar as melhores decisões.
Cada um fala o que sabe ou o que tem interesse. Então se uns falam que vai para a esquerda e outros falam que vai para a direita um deles deve estar errado, ou porque não sabem do que estão falando ou porque eles possuem interesses em dizer isso. Então você vê CEO de bigtechs falando de um lado e de outro, às vezes a mesma pessoa muda de lado.
Você saberá a realidade por você mesmo só entrando e vendo como é. Se deseja que alguém fale para você então a resposta é que vale a pena, para algumas pessoas. Como vai descobrir se você é uma delas? Se não conseguir responder essa pergunta então não é para você.
Vamos por outro lado, o que vai fazer se não for isso? Continuará em uma das muitas áreas que a IA aumentará a produtividade e matará muitas vagas? Dá na mesma né? Talvez seja pior, porque quanto mais IA for usada mais vai precisar de gente para trabalhar com ela, em outra área pode não acontecer isso. Vai trabalhar com humanas ou biológicas? Tem vocação para que? Ou vai só onde está o dinheiro? Vai mesmo atirar para todo lado? Será que é a melhor estratégia? Ou melhor focar em algo que gosta, que consegue fazer bem, se tornar um especialista absolutamente necessário?
Eu falo para as pessoas que se pensa no dinheiro tem um monte de coisa mais fácil que programação, especialmente se a pessoa tiver vocação para aquilo e não tiver para a programação. Ao contrário do que vendedor de curso e outros gostam de dizer, programação não é para todo mundo, e pode ser, ainda incerto que a IA, no futuro, comece limpar essas pessoas que entraram só pelo dinheiro.
Tem gente que ganha (muito) dinheiro com tecnologia sem programar, até mesmo vendendo tecnologia.
Ainda será possível ser um programador ruim naárea e aindaganhar dinheiro com isso, mas a pessoa precisará de outras habilidades, tende ficar mais difícil enganar no futuro, mas sempre terá espaço.
Escolher uma profissão é algo importante na vida da pessoa, mais que escolher onde trabalhar, mas menos de escolher com quem casar ou ter algo sério, e muito menos que escolher ter um filho. Mudar de profissão é bem mais fácile pode aproveitar o que aprendeu enquanto estava nela.
A vida é assim, não espere muitas certezas, aprenda lidar com as incertezas.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).