Executando verificação de segurança...
1

Boa noite, Higor.

Sou bem mais velho que você, mas também sou um iniciante em tecnologia. Assim, a má notícia é que não tenho como te dar uma resposta técnica, indicar um caminho ou dar algum conselho de carreira.

A boa notícia é que talvez você tenha uma ótima qualidade que está vendo como defeito, o que explicaria sua ansiedade. Veja, falo em talvez porque só você pode analisar isso, em especial como afeta tua vida, e talvez tenha aí algo mais sério pra trabalhar junto de alguém que te ajude – a resposta do colega maniero é valiosa. Não quero dizer que tudo é fácil, simples e maravilhoso, entende?

Mas vou logo ao meu ponto: você é jovem, e nessa idade a gente ainda não consegue perceber ou aceitar que nada é definitivo na vida. Por um lado é triste, porque a gente quer que as coisas boas durem para sempre. Por outro, isso nos livra de um peso imenso, o de ter que acertar em todas as escolhas que fazemos. Sendo tão jovem, em especial, você ainda vai "errar" muito, vai escolher caminhos que depois verá que não quer mais, vai mudar o modo como você encara a vida, teus objetivos, teu trabalho, tuas áreas de interesse. Abrace isso. Tente decidir com carinho e cuidado, mas depois disso tenha fé na decisão que tomou e, se um dia perceber que quer mudar algo, mude de caminho sem achar que o passado foi um erro.

Às vezes a gente tem muita pressa, quer acertar muito e acertar logo. Acha que qualquer coisa que fuja de um caminho perfeito (a vida dos sonhos, a carreira dos sonhos...) é perda de tempo. Não é! Você pode aprender com tudo pelo que passar, tudo. Mas também não vai aprender sozinho, por mágica, isso precisa ser um exercício que você tem que fazer o tempo todo.

Então, enfim, eu acho que você pode seguir o caminho que for. Pode mudar de ideia depois de um tempo, e isso tá beleza. O que não pode é não querer evoluir, e isso não parece ser teu problema.

Dito isto tudo, ainda registro que acho que a curiosidade é uma qualidade maravilhosa e subestimada. Sinto, nesse meu primeiro contato com o mundo da tecnologia, que às vezes ela é deixada de lado por gente muito sisuda, que se acha muito importante por dominar outras coisas, ter outras habilidades. Você provavelmente vai sentir, em algum momento, que não é o especialista que gostaria de ser, aquele cara que sabe tudo sobre alguma coisa. Especialistas são profissionais de valor, e às vezes só eles podem resolver as coisas. O problema é que pra alguém saber realmente muito sobre algo, em geral essa coisa também é bastante específica, e aí fica fácil se apaixonar por ela e se esquecer de todo o resto do mundo. Eu, particularmente, gosto mais da ideia de saber um pouquinho sobre muita coisa diferente. E de vez em quando conseguir fazer conexões entre essas coisas – o que o especialista não conseguiria.

Carregando publicação patrocinada...
1