Executando verificação de segurança...
2

Serio problema em decidir (Ajuda)

Oi, meu nome é higor e tenho 15 anos, Bom, esse é minha primeira publicação no tabnews, estou usando esse meio de comunicação porque ja virei até piada na comunidade de devs que mais uso no discord, eu sempre gostei de programação, comecei com curiosidade para apreder Desenvolvimento web, porque me parecia legal e lucrativo futuramente, depois de um tempo quando eu ja estava estudando JS e com duvidas se eu podia começar a usar um framework para me tornar mais competente como frontend no futuro e comecei a procurar ajuda em uma comunidade de devs no discord, depois deles me esclarecerem inumeras coisas e corrigirem partes do meu código, virei amigo dessas pessoas, só que a mesma coisa que me colocou na programação não esta fazendo eu ir para frente em algo, é o interesse, eu tenho interesse em varias coisas, cuirosidade, vontade enorme de aprender, mas não sei o suficiente de todas elas para decidir qual "combina" mais commigo, voltando ao desenvolvimento Web, quando eu ja estava estudando um SASS para organizar o CSS de melhor forma, meu pai chegou em mim e perguntou se eu poderia ajudar ele no excel, não só como ajudei como fiz um dashboard para ele, ele ficou encantado, ai eu pensei "se eu posso usar isso para ajudar uma pessoa muito querida para mim, porque não deixar desenvolvimento web um pouco de lado?" foi ai que comecei a estudar PYTHON para analise de dados e ajudar meu pai automatizando a parte cansativa do trabalho dele, tudo dando certo mas ainda eu estava com uma sensação ruim, sentia que não estava fazendo oque eu queria, se eu posso ser tão facilmente influenciado por uma situação tão simples, do que vale eu ser novo ? do que vale eu ter 15 e levar uma vida decidindo oque vou focar? meus amigos programadores sempre me disseram para eu decidir algo, parecia tão simples para eles...

Chegou em um momento onde estavam falando até para mim tirar na moeda, virei até piada, e quando falo alguma coisa que não é sobre a tecnologia que estava estudando semana retrasada, eles ja falam "Pulando tecnologia denovo Higor? Não faz isso cara."

"Higor: Mas como eu vou saber oque é melhor para mim?"

oque acontece é que na programação temos muitas areas, mas eu acho todas elas extremamente interresantes, esse interesse é tanto que mesmo não querendo faz eu ficar ansioso

"Vou aprender isso com certeza!!"
"Essa parte não parece ser tão legal..."
"Sera que vai me afetar se eu pular para parte prática do projeto?"

essa sequencia se repetia até eu ir para outra tecnologia onde eu achava que daria certo e finalmente encontraria algo onde eu possa ser util e me divirta fazendo, para se ter noção esse ciclo se repetiu com Frontend até a parte de JS, Java, Python, C++ e até o querido GO.

mesmo não aprendendo muita coisa de cada tecnologia a cada ciclo eu desperdiçava um tempo tremendo, eu comecei a programar com 13, e ja se passaram 2 Anos, atualmente estou na parte de Estudar POO para Dart, estou em desenvolvimento Mobile com flutter, por enquanto estou controlando aquela ansiedade, a primeira coisa que eu faço quando vem aquele pensamento, é simplesmente parar de pensar sobre aquilo...

"Nossa, essa parte de POO para dart é mesmo tão necessaria??"
"Droga, ta começando denovo, vou esquecer esse pensamento, vou seguir em frente"

não tenho vicio em jogos, na verdade raramente eu jogo, eu passo meu dia cuidadando da minha familia e estudando, mas quando estou em uma comunidade de Devs, e eles começam a falar palavras dificieis, que eu simplesmente não entendo mas tenho muito interesse para saber...

O Problema é que eu tenho interesse em tudo, tenho muito mesmo, mas sou tão facilmente influenciado por algo que troco de tecnologia extremamente rapido, e tenho tão pouco conhecimento naquilo que estou aprendendo no momento que é o suficiente para eu pensar

"Estou só nos fundamentos dessa tecnologia..."
"Faria mal eu tentar usar aquela?"

o tempo maximo que ja fiquei em um tecnologia foi 3 ou 4 messes. sinto como se eu estivesse fragmentado em diversas partes sobre o mesmo assunto, uma tempestade de pensamentos me atinge

"Devo ajudar meu pai com minhas habildiades com o computador?"
"Devo buscar conhecimento para ganhar renda com frontend?"
"Devo me divertir fazendo aplicativos em flutter e talvez até vender alguns pela cidade?"
"OQUE EU DEVO FAZER??"

depois de tudo isso eu acho alguma nova tecnologia e isso me acalma temporariamente até os pensamentos virem denovo só que de outra forma

Carregando publicação patrocinada...
2

Você quer uma resposta sincera? Se não quiser, nem leia o resto.

A primeira coisa que eu digo sempre quando vejo alguém com esse tipo de dúvida postada na internet, e já virou um disclaimer padrão que eu tenho que fazer:

Só você sabe o que é melhor para você e se precisa de ajuda tem que ser alguém que te conhece bem, e quem sabe, melhor ainda, alguém profissional. Pessoas aleatórias na internet não podem ajudar você a decidir nada, no máximo podem dar mais um opção para te deixar mais confuso.

Quando falo de ajuda profissional, é sério e não hipoteticamente. E é sério, não é um ataque, e não estou sendo passivo agressivo, que é novo "tóxico" que algumas pessoas agora usam para "atacar" quem discorda delas ou que colocam algo que não seja só um conselho cor de rosa. Estou usando minha experiência para tentar ajudar efetivamente  não apenas eu me sentir bem em dar um apoio que evaporará logo em seguida. Estou até me arriscando ser atacado porque quem não entende isso.

Eu até faço a ressalva que assim como em TI, na área da saúde tem muita gente ruim que só ganha dinheiro fazendo um serviço péssimo e até mesmo enganando as pessoas, e quanto a isso não posso ajudar muito, mas ainda a ajuda pode ser fundamental, para entender melhor o processo e dar primeiros passos de forma adequada.

Deve ser alguém que estudou o assunto. Alguém que vai conhecer você e não alguém dando dicas genéricas que não serve para você, e uma pessoa que não tem uma relação com você que tem expectativas, como família e amigos, que podem mais atrapalhar que ajudar em muitos casos, varia, claro.

Além de ser difícil achar competente e que encaixe com nossa necessidade, pode ser caro e nem sempre temos como bancar isso, eu entendo, mas não tenho muita solução.

Pode ser que consiga achar um caminho sem ajuda, mas há indícios que pode haver causas mais profundas, suficientes para procurar ajuda mais concreta. E isso só te fará bem, que e´só o que desejo a você ou qualquer pessoa, até mesmo para quem resolve ser meu inimigo.

Você parece ter um potencial enorme e pode estar patinando por ter algo não entendido ainda e que atrapalhar aproveitá-lo bem. Seria bom que destravasse isso, o que não é simples e fácil, e não será porque eu ou outra pessoa aqui disse alguma coisa positiva.

Particularmente prefiro me concentrar em menos coisas, mesmo adorando várias, e mais ainda aprofundar nos fundamentos e não nas tecnologias. Isso é que me deu resultados. Daria mais se eu fosse mais habilidoso. Indo pelo caminho certo e me esforçando mais que a maioria é que me fez alcançar alguma coisa. Fundamento não é o básico de uma tecnologia, é toda a computação, aquilo que "todo mundo" pula, ainda mais se aprende por blogs, Youtube e coisas do tipo. Não tem almoço grátis.

Posso falar sobre palavras difíceis também. É bem simples, encare como desafio, como tarefa estudar e entender ela e o que está por trás delas, do texto todo, de se aprofundar sobre o assunto, de melhorar a compreensão geral disso e qualquer texto. Muitas vezes a dificuldade está na falha do básico, que nem é culpa tanto assim das pessoas, o sistema educacional está extremamente deficiente e se a pessoa tiver qualquer dificuldade pode sofrer mais. E ela vai pagando um preço em tudo. Sempre que pula para algo novo sem entender bem o que era para saber antes está criando um buraco na formação e pode nunca mais recuperar. E a escola está deixando isso acontecer de uns tempos pra cá.

Eu vejo como altamente provável que não obterá ajuda de programadores com sua dificuldade, no máximo receberá incentivo. E tem o meu, para achar uma forma de fazer isso funcionar a seu favor e não mais contra, porque parece claro que está contra neste momento.

O texto já dá uma indicação pra um olho treinado que algo precisa ser "consertado" aí. E provavelmente não será fácil, mas precisa começar. Depois você poderá responder suas perguntas.

Novamente, desejo o melhor. Tomara que hoje seja um marco para a mudança e obter os melhores resultados, e manter você feliz com o que está fazendo.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Só avisando que agora o sistema pune quem não recebe likes no que escreve, portanto se ficar em 1 aqui não estranhe se eu apagá-lo. Lamento, mas é necessário para não ser prejudicado. Se não teve, é porque ninguém gostou, então não fará diferença mesmo. Se acha que é interessante considere dar like aqui.

1

Cara, muito obrigado por ler meu texto e me dar sua resposta sobre isso,vou rever minha ideia sobre fundamentos e seguir com algo que eu simplesmente gosto e não sou influenciado por outras opiniões ou situações temporárias, Vlw muito mesmo!

1

Boa noite, Higor.

Sou bem mais velho que você, mas também sou um iniciante em tecnologia. Assim, a má notícia é que não tenho como te dar uma resposta técnica, indicar um caminho ou dar algum conselho de carreira.

A boa notícia é que talvez você tenha uma ótima qualidade que está vendo como defeito, o que explicaria sua ansiedade. Veja, falo em talvez porque só você pode analisar isso, em especial como afeta tua vida, e talvez tenha aí algo mais sério pra trabalhar junto de alguém que te ajude – a resposta do colega maniero é valiosa. Não quero dizer que tudo é fácil, simples e maravilhoso, entende?

Mas vou logo ao meu ponto: você é jovem, e nessa idade a gente ainda não consegue perceber ou aceitar que nada é definitivo na vida. Por um lado é triste, porque a gente quer que as coisas boas durem para sempre. Por outro, isso nos livra de um peso imenso, o de ter que acertar em todas as escolhas que fazemos. Sendo tão jovem, em especial, você ainda vai "errar" muito, vai escolher caminhos que depois verá que não quer mais, vai mudar o modo como você encara a vida, teus objetivos, teu trabalho, tuas áreas de interesse. Abrace isso. Tente decidir com carinho e cuidado, mas depois disso tenha fé na decisão que tomou e, se um dia perceber que quer mudar algo, mude de caminho sem achar que o passado foi um erro.

Às vezes a gente tem muita pressa, quer acertar muito e acertar logo. Acha que qualquer coisa que fuja de um caminho perfeito (a vida dos sonhos, a carreira dos sonhos...) é perda de tempo. Não é! Você pode aprender com tudo pelo que passar, tudo. Mas também não vai aprender sozinho, por mágica, isso precisa ser um exercício que você tem que fazer o tempo todo.

Então, enfim, eu acho que você pode seguir o caminho que for. Pode mudar de ideia depois de um tempo, e isso tá beleza. O que não pode é não querer evoluir, e isso não parece ser teu problema.

Dito isto tudo, ainda registro que acho que a curiosidade é uma qualidade maravilhosa e subestimada. Sinto, nesse meu primeiro contato com o mundo da tecnologia, que às vezes ela é deixada de lado por gente muito sisuda, que se acha muito importante por dominar outras coisas, ter outras habilidades. Você provavelmente vai sentir, em algum momento, que não é o especialista que gostaria de ser, aquele cara que sabe tudo sobre alguma coisa. Especialistas são profissionais de valor, e às vezes só eles podem resolver as coisas. O problema é que pra alguém saber realmente muito sobre algo, em geral essa coisa também é bastante específica, e aí fica fácil se apaixonar por ela e se esquecer de todo o resto do mundo. Eu, particularmente, gosto mais da ideia de saber um pouquinho sobre muita coisa diferente. E de vez em quando conseguir fazer conexões entre essas coisas – o que o especialista não conseguiria.

1
1

Um adolescente que não sabe o que quer fazer da vida, nada de novo no Front.

Na minha opinião, você está se preocupando demais com coisas pequenas. Indecisão só é ruim se você estiver parado enquanto decide, o que aparenta não ser seu caso. Se você estuda uma coisa hoje e outra amanhã, o importante é que está estudando.
Óbvio, mudar toda hora vai atrasar o seu desenvolvimento em determinado conhecimento, mas e dai? Tá com pressa de quê? O conhecimento adquirido vai continuar com você, e será útil em determinado momento.

Trocar de tecnologia é, inclusive, vantajoso na nossa área. Um bom programador é aquele que, também, sabe aprender uma nova tecnologia rápido, pois elas aparecem a todo momento. Quem quer ficar preso a tecnologias do passado, vai aos poucos morrer com ela (como os defensores do PHP e Java, por exemplo).

No mais, a vida é sua, e é injusto com todo mundo você querer que pessoas que nem te conhecem tomem decisões por você. Se possível, as vezes procurar um psicólogo pode te ajudar muito nessa parte. Porém, se não for possível, entenda que essa indecisão é super comum na vida de qualquer um (principalmente na sua idade), e talvez isso te acompanhe até o resto da vida, mas você vai aprender a lidar.

Só veja quantos aqui no TN (e em vários outros fóruns de DEV) tiveram o desenvolvimento como "segunda opção". Onde eu trabalho, estagiários na faixa de 20~25 anos são FORMADOS em Quimica, Biologia, Engenharia Mecânica... Ou seja, Também são jovens que simplesmente mudaram completamente de opinião.

A jornada é dura, mas deve ser também prazerosa. Se você está estudando o que quer estudar naquele momento, se sinta feliz por dois motivos, primeiro por estar fazendo algo que te agrada, e segundo por estar fazendo alguma coisa. Tem muita gente que tem a mesma dúvida que você, mas invés de estudar, vai desperdiçar o tempo em alguma futilidade.

1

muito obrigado por ler meu texto, mais ainda por ter me respondido mesmo sendo vantajoso mudar de tecnologia, vou acalmar minha mente escolher algo que eu verdadeiramente gosto no momento, algo que não foi influenciado por visões no mercado,opiniões de outros ou conselhos de pessoas que nem testaram aquilo, Vlw por me responder, Boa semana

1

Fala aí Higor,

Tudo bem?

Obrigado por compartilhar a sua experiência por aqui, imagino que não esteja sendo fácil escolher entre esse mar de opções e fico triste que outras pessoas zombem disso, mas segue a minha resposta.

Apesar dessa pressão imensa, você é novo, você tem a oportunidade de aprender coisas novas até encontrar algo que realmente te prenda.

Eu passei exatamente por isso quando comecei a programar, ajudar outros, e descobri que era isso que eu queria fazer.

Depois de muitos anos eu descobri um diagrama chamado Ikigai que eu até postei aqui[DICA] Como decidir que linguagem aprender? Na verdade, como tomar boas decisões?

Acho que uma das partes mais importantes ao escolher o que aprender é a parte do Ikigai que chama "O que faz bem ao mundo?" que em alguns outros lugares é se perguntar o que o mundo precisa.

Não sei ao certo em quanto tempo você "precisa" fazer a escolha do que aprender, mas tente dar uma olhada nesse diagrama, acho que pode ajudar.

1

Fala Higor, bom eu também ja me vi nesta mesma situação sem saber oque estudar sendo que tudo tudo mesmo da aréa da programação me parecia interresente, e pelo que ja conversei com meus amigos da faculdade isso e realemnte um acontecimento reccorente com pessoas da aréa.
bom deixa eu te falar uma coisa nada que você lerá aqui mudará sua vida o conselho de pessoas aleatorias da internet pode te ajudar a formar uma opnião mas tudo depende somente de você e do seu esforço e foco aproveite que começou a estudar desde muito novo e aprenda várias coisas mesmo vá ver as coisas que achou interrensante, mas tenha um foco eu diria para você estudar algo geral da programação para você saber algumas coisas sem se focar em alguma linguagem, por exemplo estude os modelos e paradigmas da programação (tema esse que vocÊ encontra de graça na internet) para ter uma noção geral de tudo para saber o significado de muitos termos da progamação que como você mesmo disse escuta falarem mas não faz ideia do que significam.
Bom não sei se vai seguir meu conselho mas eu estou o dando por experiencia própia euestava no mesmo dilema que você mas no meio da faculdade eu tive essa disicplina e ela abriu meus olhos de modo que me fez escolher qual seria o ramo da progamação que eu queria proseguir.