Os "Knowledge Hunters" são os "Enciclopedistas" da Fundação, de Asimov!
Hoje o Deschamps lançou um novo vídeo no canal.
Naturalmente eu fico animado quando recebo notificação do canal, mas hoje foi especial pra mim, pois o projeto "knowledge hunters" é muito parecido com um dos meus projetos de vida. Boa parte do quanto eu trabalho é apenas para que eu subsidie essa ideia no futuro.
"The Cult of Done Manifesto"
Antes de continuar, eu quero compartilhar uma postagem que me fez ter outras perspectivas sobre minha vida: Culto ao Feito. Em especial o item 12, que diz "Se você tem uma ideia e publica ela na internet, isso conta como um 'fantasma de feito'".
O que me inspirou de fato foi a conclusão que cheguei sobre isso, algo como "se eu não compartilhar, se eu ficar fissurado em dinheiro ou reconhecimento, eu mal vou conseguir começar a tirar minhas ideias do papel". São muitas ideias e pretendo publicar todas.
De volta ao "Knowledge hunters" e a conexão com Asimov!
O Asimov é um dos pais da ficção cientifica! Arrisco dizer que ele está para ficção assim como Tolkien está para fantasia.
Em sua obra prima, "A Fundação", o Império Galático está em seu ápice e prestes sucumbir sobre o próprio peso, algo que é inacreditável para todos, mas uma nova área do conhecimento chamada psico-história consegue não apenas "provar" que tais acontecimentos serão inevitáveis, como também fornece ferramentas para que a era das trevas galáctica tenha sua duração minimizada para uma fração do que seria inicialmente.
Hari Seldon, intelectual que desenvolveu a psico-história, fornece um plano ao imperador para isso: Em um planeta distante e desinteressante, deve-se criar uma enciclopédia, preservando todo o conhecimento humano que servirá como base para a reconstrução daquilo que um dia terá sido um império prospero.
É evidente que salvar o universo não é uma das pretensões do projeto anunciado Filipe Deschamps, mas durante o vídeo e entre os estudiosos, há preocupações legitimas quanto à nossa capacidade de manter nosso conhecimento confiável (e indiretamente nossa experiencia da realidade).
Sugestões (não solicitadas) e desafios para o projeto
Definitivamente não quero usar esse espaço para fazer propagandas das minhas ideias ou criar competição, afinal a proposta é oposta, é proposta de colaboração. Nesse sentido, algumas coisas que pensei e já comecei a desenvolver (programador programa haha):
- Jogos como CIV e AoE possuem arvores de desenvolvimento/conhecimento e hoje a Wikipédia, de forma ou outra, é um dos pontos centrais de armazenamento do conhecimento humano, mas há muita redundância e é difícil de se alcançar os "princípios"; aqueles conhecimentos que são a base empírica de qualquer outro conhecimento, à partir dela. Uma estrutura de dados, como uma arvore, que faça a conexão dos conhecimentos mais básicos até os mais complexos me parece essencial para uma empreitada assim.
...
Conclusão
Digitei apenas um item e ele teve 5 linhas, não pretendo me estender nesse post, mas acredito muito no projeto, quero contribuir como puder e aguardo ansiosamente por novidades! Estou torcendo muito pelo sucesso desta alcateia!
PS.:
Alguns anos atrás, num dos primeiros posts que fiz em meu blog pessoal, eu falei exatamente sobre como o conhecimento é construído um em cima do outro e deixei uma frase que já me disseram servir de inspiração: "Se você quer algo, é saudável e tem as ferramentas necessárias, vai em frente. Tudo que você precisa para alcançar qualquer coisa é TEMPO."
Edit:
- Correções gramaticais e links quebrados