Executando verificação de segurança...
3

Pesquisa da Microsoft mostra que autonomia, flexibilidade e foco são os principais fatores para um bom ambiente de trabalho

Processos colaborativos intensos, com a sensação de ser apenas a “engrenagem de uma máquina”, mostram um impacto negativo na percepção de desenvolvedores sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Os funcionários mais satisfeitos trabalham, em média, cinco horas a menos por semana, participam cinco horas a menos em projetos em grupo, possuíam 17 pessoas a menos em sua rede interna de colaboração e trabalhavam três horas a mais sozinhos, sem interrupções.

Carregando publicação patrocinada...
3

Isso me lembrou um pouco uma passagem do livro Leaders Eat Less do Simon Sinek, onde ele fala sobre o "The Whitehall Studies":

Pesquisadores descobriram que o estresse dos trabalhadores não era causado por um maior grau de responsabilidade e pressão geralmente associados com níveis hierárquicos mais altos. Não são as exigências do trabalho que causam mais estresse, mas o grau de controle que os trabalhadores sentem que têm ao longo do dia.

Os estudos também descobriram que o esforço exigido por um trabalho não é em si estressante, mas sim o desequilíbrio entre o esforço que damos e a recompensa que sentimos. Simplificando: menos controle, mais estresse.