Executando verificação de segurança...
1

Equipe internacional de pesquisadores conclui estudo sobre trabalho dentro do metaverso

Dezesseis participantes trabalharam oito horas por dia, durante cinco dias, dentro de um escritório virtual.

Frustração, ansiedade, diminuição no sentimento de bem-estar, queda na velocidade de digitação e na produtividade em geral foram reportados.

Dois participantes desistiram do estudo após o primeiro dia devido a náuseas e enxaquecas, e grande parte relatou fadiga ocular ao final de cada dia de trabalho.

Na conclusão do estudo, os pesquisadores afirmam que ainda há “um longo caminho a percorrer” no desenvolvimento de óculos de realidade virtual mais confortáveis.

Carregando publicação patrocinada...
1

Meu palpite é que nessa história do metaverso e ambientes de trabalho virtualizados iremos passar por um estágio que as revistas passaram ao tentar se digitalizar no passado.

Não sei se vocês lembram, mas quando surgiu o primeiro grande choque entre conteúdos impressos e conteúdos digitais (em que ficou claro que o mundo estava indo com cada vez mais força para o digital), a primeira coisa que surgiu foi transportar quase que de 1:1 a experiência do mundo real para o digital, onde no caso das revistas, as pessoas faziam interfaces (usando Flash), simulando o "folhar de uma revista", onde você precisava clicar e arrastar a página.

Isso era "perfeito" na época, era realmente impressionante, mas ao mesmo tempo, desconfortável. Tanto que havia a mesma quantidade de força quanto de dúvidas sobre toda essa história de transportar as coisas para o mundo digital.

E por fim, foi só questão de tempo para encontrar a modelagem correta e que considerasse todas as variáveis em jogo. Isso porque o humano é muito sensível a que modelagem usar dependendo do input, tanto que essa história de "folhar a página" voltou com força total depois do iPad, onde você tanto pode folhar arrastando o dedo, quanto só dar um tap e ir para a próxima folha automaticamente.

Eu especulo que irá acontecer a mesma coisa com o metaverso e vai ser questão de encontrar qual peça encaixa em qual buraco da melhor forma.

Analogia do Metaverso com brinquedo de encaixar peças e formatos

1

Mas tu quer dizer que o vão encontrar uma utilidade pro metaverso ou vão encontrar uma forma nova de trabalhar no metaverso? É uma modelagem mental interessante.

Na minha cabeça, uma ferramenta só avança se ela trouxer alguma vantagem sobre a anterior.

Ninguém gostava da máquina de escrever no começo. Era difícil de usar, mas ela tinha uma vantagem instantânea: legibilidade.

Qual vantagem instantânea o metaverso traz pro trabalho? Falta esse fator.

1

Mas tu quer dizer que o vão encontrar uma utilidade pro metaverso ou vão encontrar uma forma nova de trabalhar no metaverso?

Eu diria que as duas. Utilidade já tem, que é a parte do entretenimento, mas que não está popular porque o hardware atual é de difícil distribuição, assim como os primeiros computadores.

Já sobre uma nova forma de trabalhar, talvez sim, talvez não. O que eu sei que não funciona é pegar a atual forma de trabalhar (teclado + mouse + uma tela) e tentar encaixar isso a todo custo num ambiente diferente. É preciso inventar uma outra UX completamente diferente para o trabalho, nem que pra isso falte ainda alguma "peça" a ser inventada para encaixar todo esse quebra-cabeça.

Qual vantagem instantânea o metaverso traz pro trabalho? Falta esse fator.

De fato, hoje não consigo pensar em nenhuma.

1
1

Concordo, eu acho totalmente inviável trabalhar nesse formato. Acho que isso só seria "bom" em casos de entretenimento e mesmo assim pouquíssimo tempo...

1

ou talvez trazer isso como uma ferramenta num aplicativo de comunicação...

pra mim parece que a galera que esta propondo isso tem mais interesse em controle que na tecnologia

1
1

Para mim o que a pandemia deixou claro foi que as pessoas querem a utilidade do digital, não substituir a realidade por ele...

o metaverso é inconveniente da forma que esta sendo empurrado.

se fosse colocado como uma ferramenta de interação a mais, dentro de um universo de outras ferramentas, seria mais aceitável