Meu palpite é que nessa história do metaverso e ambientes de trabalho virtualizados iremos passar por um estágio que as revistas passaram ao tentar se digitalizar no passado.
Não sei se vocês lembram, mas quando surgiu o primeiro grande choque entre conteúdos impressos e conteúdos digitais (em que ficou claro que o mundo estava indo com cada vez mais força para o digital), a primeira coisa que surgiu foi transportar quase que de 1:1
a experiência do mundo real para o digital, onde no caso das revistas, as pessoas faziam interfaces (usando Flash), simulando o "folhar de uma revista", onde você precisava clicar e arrastar a página.
Isso era "perfeito" na época, era realmente impressionante, mas ao mesmo tempo, desconfortável. Tanto que havia a mesma quantidade de força quanto de dúvidas sobre toda essa história de transportar as coisas para o mundo digital.
E por fim, foi só questão de tempo para encontrar a modelagem correta e que considerasse todas as variáveis em jogo. Isso porque o humano é muito sensível a que modelagem usar dependendo do input, tanto que essa história de "folhar a página" voltou com força total depois do iPad, onde você tanto pode folhar arrastando o dedo, quanto só dar um tap
e ir para a próxima folha automaticamente.
Eu especulo que irá acontecer a mesma coisa com o metaverso e vai ser questão de encontrar qual peça encaixa em qual buraco da melhor forma.