Executando verificação de segurança...
5

Deno anuncia mudanças para tornar-se o runtime JavaScript mais rápido

Em um post publicado em seu blog nesta segunda-feira, citando o alvoroço na comunidade sobre o aumento da competição no espaço, a equipe se diz “100% confiante” de que seu stack de tecnologia (V8 e Rust) pode atingir a meta.

A próxima versão do Deno incluirá um novo servidor web JavaScript, considerado o mais rápido já construído.

Nos próximos meses, atualizações também permitirão a importação e integração de 80% a 90% dos módulos npm e documentação gerada automaticamente para projetos JavaScript e TypeScript.

O Deno recentemente ultrapassou 4,1 milhões de downloads no GitHub, com 250 mil usuários ativos mensais.

Há pouco mais de um mês, o Bun, outro runtime JavaScript, foi lançado prometendo ser uma alternativa quatro vezes mais rápida ao Node.js e Deno.

Carregando publicação patrocinada...
3

De fato o Bun foi uma das melhores coisas que aconteceram no ecossistema dos interpretadores de JavaScript. É supreendente como que uma única pessoa, quando focada, consegue criar um impacto impressionantemente grande na mostruosidade que está o ecossistema JavaScript.

6

eu acho mais futuro no bun do que no Deno. eu gosto da maneira com que o Node faz as coisas , package manager etc, e o bun se aproxima disso com mais velocidade. mas me pergunto se ao incorporar mais features ele nao acaba perdendo performance.

1

Carlos, eu estava me perguntando exatamente a mesma coisa, se no longo prazo o Bun vai se tornar o Node.js pela complexidade do projeto. Tenho dois chutes: talvez, ou não, dado que o Bun não precisou começar do jeito meio torto que o Node.js começou.

Agora que o caminho já foi trilhado uma vez com o Node.js, uma segunda vez com o Deno, talvez dê para trilhar um terceiro caminho melhor com o Bun.

1