Já que o assunto é fundamentos, vamos aos fundamentos. Primeiro seria o que é programação imperativa.
Como nas referências do teu artigo tem um link Lógica de programação, por onde começar? , resolvi dar uma olhada. Ok, 13 minutos dá para deixar rolando. Tem muita coisa no vídeo que está citado no teu artigo. Mas, basicamente é o que eu escrevi: Lógica de programação para linguagens imperativas.
A primeira dica é: Nunca diga qualquer linguagem. A menos é claro, que você realmente conheça todas as linguagens e saiba do que está falando.
O primeiro exemplo de "pseudo linguagem" é um C traduzido. O segundo é um Pascal traduzido (não sei o motivo de terem trocado :=
por <-
; poderiam deixar apenas =
). Depois mostra um código em Java. E depois Swift. Todas são imperativas, confere? É, mas Java e Swift são OO. Ok, nenhum impedimento. A receita de bolo também é um exemplo imperativo. Tem os ingredientes (ovos, farinha, etc.), os procedimentos seguindo uma ordem (misturar, bater, cozer) e servir. Troca os ingredientes por variáveis e constantes, os procedimentos pela transformação das variáveis inicias e o resultado por um relatório que é a mesma coisa. Então, um programa é apenas uma receita de bolo bem detalhada.
Depois são apresentados alguns outros conceitos (constantes, variáveis, for, while, etc.) e diz que precisa dominar estes conceitos para qualquer linguagem de programação.
Lembras do que eu escrevi ali em cima? Nunca diga isso. Existem diversas linguagens/paradigmas que o que foi ensinado não é aplicável. É possível citar APL, Prolog entre outras. Não vou colocar exemplos aqui para não sujar o tópico. Mas podes ver um exemplo neste link.
Espero ter auxiliado em alguma coisa.