Executando verificação de segurança...
4

📢
Um comentário sem muito valor e talvez fora do contexto geral deste post, mas referente aos possíveis domínios para websites focados em oferecer serviços de IA (Inteligência Artificial) ou que passem a consumir as funcionalidades da DALL-E por meio da futura API nos bastidores, apresentando um serviço personalizado.

O uso de Country Code Top Level Domain (ccTLD) já tem sido explorado com certa criatividade para criar domínios bem atrativos, cuja fusão torna-os em termos ou substantivos, como em youtu.be, utilizando um ccTLD registrado para a Bélgica. O mesmo poderá ocorrer com .ai.

Consta atualmente no site da própria IANA:

.ai - country-code Government of Anguilla

Em se tratando de metaverso .mv será que haverá a mesma tendência?

.mv country-code Dhiraagu Pvt. Ltd. (DHIVEHINET)

ou ideias bem singulares como metaver.so?

.so country-code Ministry of Post and Telecommunication

Entrentanto, vale notar que, até este momento, não há registro de um ccTLD ou gTLD .ia. Existe uma proposta e requer uma coalizão para que seja criado.

💡
A corrida por domínios "criativos", desse tipo, geralmente causa um aumento de seu preço, elevando-o para a categoria Premium, cujo valor é maior do que um domínio mais comum. Por exemplo, my.ai está sendo oferecido por U$ 100.000! Como curiosidade, não consegui achar o preço oferecido para open.ai.

👎 👍
Não sei se fui incoerente em compartilhar essa visão aqui, ainda que já exista um post da FlaviaCarvalho no tema ccTLD. Aqui está voltado a uma aplicação, para quem já tem ideias criativas nesse campo da IA. Seria o momento certo de adquirir um domínio criativo? Se me permite, rafael, deixo essa resposta aqui para críticas, sempre bem vindas. : )

Carregando publicação patrocinada...
3

Esse seu comentário me lembrou de quando o Stack Overflow começou a usar um "domínio corporativo" (stackoverflow.co). A comunidade não aceitou muito bem, algumas das respostas explicam os motivos:

  1. Parece phishing.
  2. Não passa confiança. O domínio .com é mais confiável na nossa cabeça pois estamos mais acostumados com ele.
  3. Confusão com o domínio colombiano .co, que na verdade é usado como .com.co, da mesma forma que nós fazemos no Brasil (.com.br).

Essas são algumas barreiras a serem enfrentadas, de fato. O que eu penso é que as empresas maiores podem passar a ter mais de um site, como o YouTube que você mencionou, com o domínio principal youtube.com e o encurtador youtu.be, que aparece quando compartilhamos um link da plataforma. O WhatsApp (whatsapp.com e wa.me) e o Bitly (bitly.com e bit.ly) são outros exemplos.