A figura seguinte apresenta um perfil de temperatura em função da altitude. Observa-se que a temperatura por volta de 400 Km acima da superfície da Terra é de aproximadamentea 10 graus celsius. É uma temperatura razoável para a madeira que reveste o micro satélite LignoSat "sobreviver" livre de fungos, bactérias e outros microorganismos que dependam de água e de oxigênio para deteriorar matéria orgânica.
Uma boa madeira dura mais de 30 anos no tempo aqui na terra!
Um exemplo a imbuia era usada para palanques de cerca(que ficam no tempo, tomam chuva, sol, bichos e tudo que vc pode imaginar) duram bem mais de 30 anos.
Outras madeiras de lei duram também, as madeiras usadas para fabricar carretas de trator e carretas de caminhões duram decadas!
A vida util de um satélite geoestacionario(35.786 quilômetros de distancia) é de 15 a 20 anos!
Acho bem possivel esses satélites com madeira que ficam em orbitas mais baixas durarem
o tempo de vida util.
Aqui na minha região ainda existem construções de Peroba e Canafístula da época da colonização da região (noroeste do PR, década de 40) que ainda estão de pé. Trabalho com marcenaria, e a gente sempre compra madeira dessas construções antigas pra fazer móveis rústicos. Madeiramento que, em 80 anos, nunca recebeu pintura e estão em bom estado de conservação. É um material fodastico. Talvez por conta da radiação direta do sol no espaço a madeira dure menos, mas parece promissor.
Mesmo que dure menos, e a orbita sendo mais baixa, creio que dure o mesmo que a vida util de um satélite normal!
Eu acho, não sei! Eles vão testar
Muito útil essa informação, meu caro! Obrigado por compartilhar 💪