Executando verificação de segurança...
3

Primeiro satélite de madeira é lançado ao espaço

O dispositivo, chamado de LignoSat, vai orbitar a Terra a 400 quilômetros de altitude. Durante seis meses, ele permitirá estudos sobre a viabilidade da madeira no ambiente espacial. Feito de Hoonoki, uma madeira magnólia conhecida por sua resistência e estabilidade, o satélite foi projetado para resistir ao ambiente espacial, onde a ausência de água e oxigênio o protege de fogo e deterioração.

Cientistas esperam que a madeira, produzida de forma sustentável, possa substituir materiais metálicos em satélites e reduzir poluentes, como partículas de óxido de alumínio liberadas na reentrada atmosférica. Em longo prazo, a equipe vislumbra o uso de madeira para construções na Lua e em Marte e, se os testes forem bem-sucedidos, planejam apresentar o projeto à SpaceX.

Carregando publicação patrocinada...
4

A figura seguinte apresenta um perfil de temperatura em função da altitude. Observa-se que a temperatura por volta de 400 Km acima da superfície da Terra é de aproximadamentea 10 graus celsius. É uma temperatura razoável para a madeira que reveste o micro satélite LignoSat "sobreviver" livre de fungos, bactérias e outros microorganismos que dependam de água e de oxigênio para deteriorar matéria orgânica.

IMG
Fonte

1

Uma boa madeira dura mais de 30 anos no tempo aqui na terra!
Um exemplo a imbuia era usada para palanques de cerca(que ficam no tempo, tomam chuva, sol, bichos e tudo que vc pode imaginar) duram bem mais de 30 anos.

Outras madeiras de lei duram também, as madeiras usadas para fabricar carretas de trator e carretas de caminhões duram decadas!

A vida util de um satélite geoestacionario(35.786 quilômetros de distancia) é de 15 a 20 anos!

Acho bem possivel esses satélites com madeira que ficam em orbitas mais baixas durarem
o tempo de vida util.

1