Google Hacking, alguns operadores avançados
Os operadores avançados do Google são muito versáteis, mas nem todos os operadores podem ser utilizados em todo o lado. Alguns operadores só podem ser utilizados na realização de uma pesquisa na Web e outros só podem ser utilizados numa pesquisa em Grupos. Se tiver problemas para se lembrar dessas regras, fique de olho na linha de resultados na parte superior da página. Se o Google detetar a sua sintaxe incorrecta, será apresentada uma mensagem de erro, informando-o do que fez de errado. No entanto, por vezes, o Google não detecta a sua má forma e tenta efetuar a pesquisa na mesma. Se isso acontecer, fique atento à página de resultados da pesquisa, especificamente às palavras que o Google mostra em negrito nos resultados da pesquisa. Estas são as palavras que o Google interpretou como os seus termos de pesquisa. Se vir a palavra “intitle” a negrito, por exemplo, é provável que tenha cometido um erro ao utilizar o operador “intitle”.
Intitle” e ‘allintitle’: pesquisa no título de uma página
De um ponto de vista técnico, o título de uma página pode ser descrito como o texto dentro das tags TITLE de um documento Hypertext Markup Language (HTML). O título é exibido na parte superior da maioria dos navegadores ao visualizar uma página. No contexto dos Grupos do Google, “intitle” encontrará o termo no título da mensagem publicada.
Como utilizar:
intitle:"index of" "backup files"
Se modificarmos esta consulta para allintitle: “index of”“backup files”, obteremos uma resposta diferente do Google.
allintitle:"index of" "backup files"
Agora, cada resultado contém tanto “index of” and “backup files” no título de cada resultado. Repare também que a pesquisa “allintitle” também é mais restritiva, devolvendo apenas uma fração dos resultados da pesquisa “intitle”.
Link: pesquisa de ligações para uma página
O operador de ligação permite-lhe procurar páginas que ligam a outras páginas. Em vez de fornecer um termo de pesquisa, o operador de ligação requer um URL ou nome de servidor como argumento. Mostrado na sua forma mais básica, link é utilizado com um nome de servidor. link:www.defcon.org
Cada um dos resultados de pesquisa contém links HTML para o site http://www.defcon.org. O operador de link pode ser estendido para incluir não apenas URLs básicos, mas URLs completos que incluem nomes de diretórios, nomes de arquivos, parâmetros e similares. Lembre-se de que URLs longos são muito mais específicos e retornarão menos resultados do que seus equivalentes mais curtos.
Inanchor: localizar texto dentro do texto da ligação
Este operador pode ser considerado um companheiro do operador de ligação, uma vez que ambos ajudam a procurar ligações.
O operador inanchor ajuda a procurar a âncora, ou o texto apresentado na ligação, que neste caso é a frase “página atual”. Isto não é o mesmo que usar inurl para encontrar esta página com uma consulta como inurl:Computers inurl:Operating_Systems
. Inanchor aceita uma palavra ou frase como argumento, como inanchor:click ou inanchor:James.Foster.
Esta pesquisa será útil mais tarde, especialmente quando começarmos a explorar formas de procurar relações entre sítios. O operador inanchor pode ser usado com outros operadores e termos de pesquisa.
Cache: mostrar a versão em cache de uma página
Como já discutimos, o Google mantém instantâneos das páginas que rastreou e às quais podemos aceder através da ligação em cache na página de resultados da pesquisa. Se quiser saltar diretamente para a versão em cache de uma página sem primeiro efetuar uma consulta ao Google para chegar ao link em cache na página de resultados, pode simplesmente utilizar o operador avançado de cache numa consulta do Google, como cache:blackhat.com
ou cache:www.netsec.net/content/index.jsp.
Se não fornecer um URL ou nome de anfitrião completo, o Google poderá devolver resultados imprevisíveis. Tal como acontece com o operador de ligação, a passagem de um nome de anfitrião ou URL inválido como parâmetro para a cache submeterá a consulta como uma pesquisa por frase.
Isso é apenas uma pequena mostra dos muitos operadores que existem. Gostaria de saber de você quais dos acima citados mais usas e porque.