Executando verificação de segurança...
3

Consegui meu primeiro trabalho como dev! Quais dicas vocês podem me dar para começar bem?

Depois de três semestres na universidade (e agora iniciando o quarto em fevereiro), finalmente consegui meu primeiro trabalho como dev após passar por algumas entrevistas que não deram certo.

Agora que estou prestes a começar essa nova etapa, quero ouvir de vocês, que já estão na área:

  • Quais foram as lições mais valiosas que vocês aprenderam ao longo do tempo?
  • Que conselhos vocês dariam para alguém começando agora?
  • Como posso agregar valor desde o início na equipe e no trabalho?

Qualquer insight, dica técnica ou comportamento que vocês considerem importante seria incrível! Obrigado desde já pela ajuda!

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Fala, Lucas!
É uma vaga júnior de front-end usando Vue.js. A empresa é do setor de casas de apostas da minha cidade.

O que eu sei até agora:

Java: foi bastante importante para aprender conceitos como POO, encapsulamento, entre outros.
Python: aprendi na universidade.
JavaScript e TypeScript: adquiri mais experiência no dia a dia.
React: sei criar aplicações usando componentes, mas ainda não tenho muita afinidade com a tecnologia, especialmente na questão de lógica.
Banco de dados MySQL.
Dá uma olhada no meu GitHub, lá você vai ter um overview geral das coisas que já fiz. Tamo junto!

GITHUB

1

Cara mais que dicas posso indicar um vídeo com erros que cometi quando comecei.
https://www.youtube.com/watch?v=89-y3vtqlrY

Dicas extras:

  • Aprenda a anotar as dúvidas e o que já fez para tentar resolver.
  • Não busque apenas respostas pesquise e tente resolver e compartilhe o seu processo de buscar.
  • Está sem atividades tente estudar seja a aplicação que trabalha ou a tecnologia em si.
  • Você é um cara inteligente de uma olhada no seu processo de onboard veja se tem algo que da pra melhorar de sugestões, só seja respeitoso nada de "precisa mudar isso" use algo como "eu vi que as coisas funcionam x existe um motivo? será que podemos tentar y?"

Acho que isso deve ajudar.

0
1

aplique uma regra que me ajudou muito no inico e que uso até hoje, regra dos 30 minutos:

travou em algo, tente por 30 minutos ler docs, entender o problema, possiveis soluções e "quebre a cabeça" se depois de 30 minutos não tiver nenhum progresso, levante a mão e peça por ajuda, mas peça por ajuda denforma efetiva:

fulano preciso fazer x, estou com o problema y, tentei fazer isso, isso e isso e não deu certo, esses foram os outputs, adicione qualquer outra informação ou contexto que seja relevante dessa forma vai mostrar evitar perguntas desnecessárias e vai mostrar que você tentou resolver sozinho mas que de fato esta travado, assim você evita também perguntas aue 2 minutos de pesquisa do google resolveriam.

não sei se vai trabalhar remoto, mas mesmo que não provavelmente vai precisa interagir com alguém que esta remoto, então vai outra dica, quando precisar falar com alguém num canal assincrono (teams, slack e etc), você vai cumprimentar a pessoa por educação e já mandar sua solicitação:

oi fulano, sou ciclano, estou com problema x, tentei fazer xyz, adicione qualquer outra informação relevante e pode me ajudar ou me direcionar para quem possa?

nunca mande um bom dia/boa tarde/boa noite e fique esperando pra ai sim pedir o que você precisa, isso pode gastar horas/dias do seu tempo ou até mesmo fazer com que a pessoa te ignore.

1

Fala, Bruno!

O que você acha sobre usar, por exemplo, o GPT para entender um problema e me dar dicas de como resolvê-lo? Você prefere seguir essa abordagem ou consultar outra pessoa antes de pedir ajuda para a IA?

Gosto muito desse tipo de abordagem em que, em uma única mensagem, conseguimos dar uma visão geral, eliminando possibilidades de respostas e mensagens desnecessárias. Esse conceito está no livro "Essencialismo", do Greg McKeown. Fica a recomendação!

Obrigado pelas dicas, Bruno!

1

usar o gpt é uma boa, acredito que ele será seu parceiro de trabalho e de pesquisa, mas claro usar com sabedoria e evitar de mandar pra ele informações sensíveis da empresa e nem se tornar dependente dele, e aí caso seja algo que não seja possível perguntar pra ele ou você já tenha esgotado o que é possível extrair dele, chamar alguém pra te ajudar.

1

Meus 2 cents:

  • Voce tem 2 ouvidos e 1 boca - entao ouca 2x mais do que fala

  • Voce pode ficar calado e pensarem que voce eh um idiota ou falar algo e terem certeza - na duvida, fica de boa.

  • Ninguem quer saber sua posicao politica, amorosa e vida pessoal - seja comedido em comentarios pesssoais ate conhecer um pouco mais as pessoas ao seu redor.

  • "Eu nao tinha pensado neste assunto desta maneira, preciso ponderar" - se te fizerem uma pergunta cascuda e precisar contornar, saia dessa forma

  • Evite comentarios ou observacoes sobre as outras pessoas, suas manias ou questoes pessoais - se o cara aparecer vestido de padre de festa junina, faca de conta que ele esta de terno e gravata, cumprimente e fique na sua, mesmo que todo mundo em volta estiver comentando.

  • Corra de fofoca, nao propague - mas escute e anote em seus pensamentos para verificar depois se tem algum fundamento (p.ex. alguem diz que o chefe sai com a secretaria - eh problema deles, nao faca nenhum comentario, mas ai vc ja sabe que tem de evitar atritos com a secretaria).

  • Sempre que possivel, anote - tentar fazer tudo de cabeca nem sempre rola

  • Esqueceu, pergunte ! Nao entendeu, pergunte ! - mas tenha bom senso.

  • No primeiro dia (ou primeira semana), seja o mais neutro possivel - voce ainda nao conhece as pessoas e suas manias e o "espirito" do escritorio. Recomendo fortemente evitar ficar escutando musica, mesmo em fone de ouvido. Depois da primeira semana, voce ja deve ter captado como funciona e viu se isso eh aceitavel ou nao.

  • Fone de ouvido / musica - duvide se alguem te disser "tudo bem, pode escutar" - acompanhe por uns dias para entender se eh assim mesmo. As vezes um funcionario acha que um comportamento eh aceitavel mas o chefe nao. Espere conhecer as regras nao escritas do escritorio.

  • Pesquise sobre a empresa, quem eh quem, o produto pela internet ou fontes que achar disponiveis.

  • Fique ligado onde o pessoal come, as vezes ja conhecem onde eh barato e vale a pena. Mas cuidado que as vezes tem costume de comer em lugares caros e voce pode estar sem grana.

  • Mesmo almocando, be cool e nao faca comentarios ate saber onde esta pisando (1 semana pelo menos).

  • Internet no escritorio - pelo menos na primeira semana nao acesse nenhuma rede social (face, insta, X, yt, tk, zap, etc) exceto se necessario para o trabalho.

  • Tem empresas que monitoram o acesso a internet - fica esperto e assita o xvideos em casa.

  • Ta parado ? procure manuais e textos tecnicos da empresa para ler. Nao vai ficar jogando ou acessando X.

1
1

Mais alguns cents:

Claro que poderia dar dicas mais tecnicas - mas para isso precisaria conhecer melhor o teu contexto, a empresa, tipo de tecnologia, etc. Como nao tem nada disso no teu post, entao vamos deixar as hard-skills de lado e parti para as soft-skills.

Como gestor (em TI, em outras areas modifica um pouco), posso dizer que eh mais facil decidir despedir alguem que eh um chato do que alguem deficiente tecnicamente.

O chato ninguem gosta, cria ma-vontade - exceto em locais de alta competitividade e agressividade por produtividade (p.ex. corretor de imoveis, trader), nao tem muito como trabalhar junto.

Ao longo dos anos a quantidade de sem-nocao que conheci beira o ridiculo.

  • Ja tive um abobado que me ligou na sexta-feira santa pedindo help para instalar servidor.

  • Ja tive um chato que me alugou 40 min falando m.rda sobre um projeto, nao conseguia cortar o dito cujo, fui em direcao ao banheiro, o cara me seguiu, me tranquei na privada e o cara continuou falando do outro lado da porta.

  • Ja tive um estagiario arrogante do c.ralho que era formado pelo ITA que foi uma das pessoas mais incapazes de empatia que ja conheci

  • Ja tive um maluco que no primeiro dia comecou a contar a historia da vida dele, do gato caolho e manco ate a operacao de hemorroida da esposa.

Enfim, para bom entendedor pingo eh letra - nos primeiros dias seja low profile ate voce entender melhor o ambiente e talz. Se concentra no trabalho e vai dar tudo certo.

E sobre a internet monitorada, eh serio: as vezes monitoram sem avisar (ainda que o ideal seria um termo de ciencia assinado) e causa constrangimento.