Executando verificação de segurança...
1

aplique uma regra que me ajudou muito no inico e que uso até hoje, regra dos 30 minutos:

travou em algo, tente por 30 minutos ler docs, entender o problema, possiveis soluções e "quebre a cabeça" se depois de 30 minutos não tiver nenhum progresso, levante a mão e peça por ajuda, mas peça por ajuda denforma efetiva:

fulano preciso fazer x, estou com o problema y, tentei fazer isso, isso e isso e não deu certo, esses foram os outputs, adicione qualquer outra informação ou contexto que seja relevante dessa forma vai mostrar evitar perguntas desnecessárias e vai mostrar que você tentou resolver sozinho mas que de fato esta travado, assim você evita também perguntas aue 2 minutos de pesquisa do google resolveriam.

não sei se vai trabalhar remoto, mas mesmo que não provavelmente vai precisa interagir com alguém que esta remoto, então vai outra dica, quando precisar falar com alguém num canal assincrono (teams, slack e etc), você vai cumprimentar a pessoa por educação e já mandar sua solicitação:

oi fulano, sou ciclano, estou com problema x, tentei fazer xyz, adicione qualquer outra informação relevante e pode me ajudar ou me direcionar para quem possa?

nunca mande um bom dia/boa tarde/boa noite e fique esperando pra ai sim pedir o que você precisa, isso pode gastar horas/dias do seu tempo ou até mesmo fazer com que a pessoa te ignore.

Carregando publicação patrocinada...
1

Fala, Bruno!

O que você acha sobre usar, por exemplo, o GPT para entender um problema e me dar dicas de como resolvê-lo? Você prefere seguir essa abordagem ou consultar outra pessoa antes de pedir ajuda para a IA?

Gosto muito desse tipo de abordagem em que, em uma única mensagem, conseguimos dar uma visão geral, eliminando possibilidades de respostas e mensagens desnecessárias. Esse conceito está no livro "Essencialismo", do Greg McKeown. Fica a recomendação!

Obrigado pelas dicas, Bruno!

1

usar o gpt é uma boa, acredito que ele será seu parceiro de trabalho e de pesquisa, mas claro usar com sabedoria e evitar de mandar pra ele informações sensíveis da empresa e nem se tornar dependente dele, e aí caso seja algo que não seja possível perguntar pra ele ou você já tenha esgotado o que é possível extrair dele, chamar alguém pra te ajudar.