Aproveita a oportunidade pra se desafiar, mano. Tipo, ao invés de aprender a fazer o sistema da forma mais eficiente (no sentido de "esforço de desenvolvimento"), aproveita pra tentar expandir a zona de conforto. Tipo, o cara do grupo quer fazer em JavaScript (que pode ou não ser o mais apropriado nesse contexto), então faz em JavaScript. É um bom desafio, fraga? Tipo, um limite, fora do que a gente tá acostumado.
Cê já manja mais que os mlk mesmo, então tira proveito pra se desafiar, fraga? Senão fica simples demais, e aí é uma oportunidade de aprendizado perdida.
Tô dizendo isso pq tipo, a gente não pode controlar os outros, mas dá pra controlar nosso pensamento.
Cê pode tentar explicar pra eles seu raciocínio, e tal. Se te ouvirem, ótimo. Senão, tenta pelo menos ter esse mindset de "é um desafio, vou aprender".
...
A não ser que proponham usar um trem nada a ver, que não tem futuro nem perspectiva nenhuma, e que vc não tem interesse. Tipo, sei lá, um Pascal, da vida. Aí tem que bater o pé mesmo.
Aprender a convencer a galera e lidar com conflitos e diferenças é tão importante quanto aprender a programar e os príncipios de engnharia de software que vc mencionou.
Tô dando exemplo no contexto de escolher linguagem de programação, mas isso vale pra qualquer coisa que vc imaginar, em qualquer área.