Opa. Eu formei em Engenharia de Controle e Automação. Meu TCC foi na área de Machine Learning, meu primeiro trabalho como desenvolvedor mobile, meu segundo como desenvolvedor de sistemas embarcados com IA (com visão computacional), e agora sou engenheiro de dados.
Minha opinião resumida é que tecnologias nascem e morrem, e é difícil sabermos quais serão substituídas e quais se tornarão "mainstream". Ninguém tem bola de cristal. Eu tinha experiência em Xamarin, que foi o que me fez conseguir meu primeiro emprego. E mesmo com essa experiência, eu não teria coragem de mexer com Xamarim de novo. Se precisar fazer mobile cross-platform de novo, refiro aprender React Native, Flutter ou Kotlin Multiplatform. Os paradigmas de desenvolvimento são praticamente os mesmos, só muda sintaxe, como você disse.
Eu gostaria de te fazer duas perguntas.
-
Você disse que conseguiu uma oportunidade não-remunerada numa StartUp e largou seu emprego de 2 anos com sistemas embarcados. Você está trabalhando de graça, mesmo com 2 anos de experiência em desenvolvimento??
-
E também queria te perguntar porque você acha que a área de embarcados no Brasil não tem futuro. Eu não compartilho sua visão, mas talvez você tenha alguma informação que eu não tenha. Porque você chegou nessa conclusão?