Sugiro sempre começar pelo seu objetivo. Entendi que você quer programar, ok. Mas programar o quê?
Website? App de celular? Jogo? Máquina de lavar roupa? Sistemas de vigilância inteligentes com inteligência artificial? Máquinas industriais? Robôs de depósito? O próximo ChatGPT? Ursinho de pelúcia que você aperta a barriga e fala "mamãe"? Janela que fecha sozinha quando tá chovendo? O céu é o limite.
Dependendo da sua resposta, a linguagem que você escolher irá variar. Por exemplo, pra programar websites você DEVE aprender JavaScript. Mas pra programar máquinas industriais, o JavaScript não faz sentido nenhum, e algo como C++ pode fazer mais sentido.
Se ainda não souber qual área vc quer seguir, você pode começar a estudar lógica de programação em qualquer linguagem, enquanto pesquisa mais sobre cada uma das possibilidades, e tenta entender melhor qual rumo seguir.
E você pode mudar de ideia depois, também. Depois da primeira linguagem, as outras ficam mais fáceis de aprender. O mais importante é a lógica de programação mesmo, e paradigmas como Orientação a Objetos, etc.
Mas se você já souber pra onde quer ir, pesquisa quais linguagens o pessoal costuma usar naquela área (por exemplo, Jogos, as mais comuns são C# ou C++, enquanto pra Dados, é Python, Scala ou Java). Joga no google, você vai descobrir.
E aí sugiro ir direto pra linguagem mesmo. Não precisa aprender Scratch, Portugol nem Pseudo-código pra ser bom dev não. Isso é mais pra criança, adolescente muito novo, e gente que vai ter que fazer trabalho acadêmico na faculdade (digo, tipo TCC de Ciência da Computação).
Por último, se for pra ir pro Python ou Javascript, pode ir sem medo. São algumas das mais utilizadas hoje, e ninguém tem bola de cristal pra saber qual será boa no futuro. São boas linguagens pra aprender, tem muito conteúdo e ajuda na internet, e tem muita empregabilidade também (tem nada de saturação de mercado não. Basta ser bom no que faz, ter um pouquinho de sorte, e se dedicar muito).