Executando verificação de segurança...
5

Iniciando do zero em programação!

Olá a todos, gostaria de pedir ajudar a vocês programadores, pretendo iniciar minha jornada nesse mundo e não sei por onde começar, não sei que linguagem, ou se devo iniciar por um curso de lógica e algoritmos, alguém poderia me ajudar me mostrando alguns passos para se tornar um programador? Digo eu realmente nem sei a linguagem que quero programar, apenas devo sair pegando qualquer linguagem? Acesso uma Alura da vida e vou consumindo tudo? Eu sei que você não pode escolher por mim, então a pergunta real desse pedido que estou fazendo a você programador é, hoje se você fosse iniciar nesse mundo "da programação", o que você faria ou escolheria? Você enfrentou problemas na sua trajetória? E como resolveu ou poderia ter evitado e/ou escolhido diferente algo para resolver o problema? Você está feliz com sua área de escolha? Se sim, me dê dicas do que aprender. Atenciosamente e obrigado a todos pelo seu tempo!

Carregando publicação patrocinada...
6

Oi tudo bem Ricardo?

Vou falar como eu recomendo hoje para quem está iniciando em programação:

Linguagem:
Você tem alguns caminhos, você pode ver linguagens que estão em alta na região que você mora e pra isso pode usar sites como:

https://www.apinfo.com/apinfo/
https://programathor.com.br/jobs

Importante é ver vagas pra Jr e Pleno principalmente, por linguagens como Rust e Go por exemplo pode até aparecer em uma quantidade razoável mas, vão ser normalmente vagas pra Sr e além da experiência com a linguagem vão pedir que tenha conhecimento em outas linguagens.

Para facilitar sua vida vou falar algumas linguagens que acho interessante:

  • Python
  • Ruby
  • Javascript
  • Java
  • C#

Talvez algumas pessoas na comunidade discordem de algumas linguagens ai mas, essas normalmente vejo vagas para Jr sendo delas Python e Javascript me parecem mais simples inicialmente de aprender.

Eu tenho uma opinião que pode ser polêmica, mas sinceramente eu acho que você pode pegar qualquer linguagem para aprender o básico e ai se sentir vontade de ver outra linguagem pensando exclusivamente no mercado.
Fora isso tem que ver algumas coisas básicas que podem te ajudar e falo mais sobre isso a frente.

Tendo a linguagem definida o próximo passo é estuda-la.

Como estudar?
Primeira coisa, restrinja seu material, não fique catando vários cursos ou livros, tente no inicio focar em apenas um material e com o tempo vá espandindo ele.
Caso de livros não leia como uma novela, mas conforme for lendo vá praticando faça os exemplos veja as sugestões de exercícios e tente fazer no seu computador.
Se for uma vídeo aula mesmo conceito, não apenas assista, veja um vídeo e já tente praticar logo em seguida, não veja vários vídeos para depois praticar, eu acredito que ver e praticar ajuda muito.
Tente fazer seus próprios exemplos, pense em algo simples para fazer e tente fazer isso ajuda muito a se desenvolver.

Eu trabalho como desenvolvedor a muitos anos, comecei com vb6 e Delphi 5 mas, se fosse começar hoje começaria com Python que hoje é algo que faz parte da minha stack e gosto muito da linguagem. Mas, isso é mais um gosto pessoal mesmo.
Quanto a trajetória tive vários problemas, eu venho duma época que pra ser programador PHP que foi uma das primeiras linguagens que aprendi para trabalhar te pagavar 500 a 700 reais para iniciar e eu precisava pegar 3/4 conduções pra ir pro trabalho. Comecei como analista de suporte e depois dessa vaga precisei mandar mais ou menos 100 curriculuns para conseguir um estágio e depois do estágio precisei mandar mais ou menos 200 curriculuns para a primeira vaga de programador de fato. Fora que era 1h30 da minha casa pro trabalho de carona, depois mais 1h30 do trabalho para ir pra faculdade de onibus e mais uns 40 min da faculdade pra minha casa por uma van, sendo que o unico trajeto que dava pra fazer de transporte publico era do trabalho pra faculdade. Quanto a fazer diferente, penso muitas vezes que poderia gastado menos tempo jogando jogos online e focado mais em estudar tanto as matérias da faculdade quanto programação, eu tinha muita dificuldade nessa época pra estudar.

Se fiquei feliz com minha escolha? Fiquei sim, eu acredito que sou o que sou hoje devido a minha trajetória, que por mais que tenha sido dificil, eu não era uma pessoa em situação de vulnerabilidade e nem uma pessoa que tinha as melhores oportunidades em tudo. Mas, mesmo assim consegui alcançar meu objetivos, como por exemplo hoje moro na Alemanha.

Dicas de coisas para aprender:

  • Primeiro pratique: praticar é uma das coisas mais importantes, não adianta ler um livro de lógica apenas, precisa fazer vários exercicios de lógica durante um bom tempo para conseguir fixar bem.
  • Aprenda Git é muito importante aprender como versionar o seu código.
  • É importante junto com aprendizado de programação ir aos poucos entendendo conceitos básicos como o básico de sistema operacional, funcionamento de mémoria, fucionamento de cpu e etc.

Materiais que recomendo:
https://missing.csail.mit.edu/ - se souber ingles ele explica algumas coisas interessante, mas recomendo ver esse material só depois que souber já um pouco de alguma linguagem.
https://penseallen.github.io/PensePython2e/ - um livro bom em python

Coincidentemente subi um vídeo sobre esse assunto, quando estiver upado no meu canal eu mando aqui. Mas, ali tenho uma playlist de como estudar já.
https://www.youtube.com/watch?v=0ozLaenVnUw&list=PLzMuK_SUU1niwQ2uc1wDXFxILoWtnGhzd

O meu vídeo de como fazer um plano de estudos:
https://youtu.be/B_0QBnILmlo

Espero ter ajudado.

1

Caramaba! simplesmente perfeito esse comentário. É exatamente isso que falo para o pessoal, apesar de atuar mais como design gráfico, tenho um aprendizado mínimo em programação e comecei desse jeitinho que você falou. Eu simplesmente parei, pensei bem no que eu queria, e comecei devagarzinho... E continuo na luta 👏👏👏

0
1
1
0
2

Procura no YouTube para o Gustavo Guanabara, dá uma olhada no canal assista como se fosse Netflix e aí você continua nessa decisão. Tem muita coisa gratuita antes de você começar a pensar a gastar seus bitcoins.

1

Primeiro de tudo antes de escolher uma linguagem ou um rumo, voce vai fazer essa playlist de lógica de programação:

https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV&ab_channel=CursoemV%C3%ADdeo

Esse curso do Gustavo Guanabara é unanime em todos os programadores que já trabalham na área, não tem erro.

Ai depois disso que você vai se decidir para que rumo voce vai e sim voce precisa focar em algum rumo, web, desktop, mobile ou analise de dados. Depois de escolher isso ai sim vc pega uma linguagem e manda bala.

Dicas para arruma emprego:
Começar uma faculdade e aproveitar esse tempo para arrumar um estágio e adquirir experiencia. A porta de entrada para esse mundo é o estágio e a indicação que voce consegue com o networking.

1

Como você está começando do zero, antes de procurar aprender uma linguagem específica, recomendo que você adote uma abordagem mais curiosa, geral e focada nos fundamentos. Busque entender a origem de tudo. Se você quer ter uma carreira estável e ser alguém com convicção no que fala, não corra para tentar aprender as coisas rapidamente. Dedique o tempo necessário no básico.

Videos recomendados:
Playlist do Fabio Akita sobre Programação para iniciantes Maratone os vídeos do Akita, o cara ta desde os anos 90 no mercado.

Visão geral sobre ciência da computação em 17 minutos

Como reinventar o computador do zero

Curso completo sobre ciência da computação que vai desde o ábaco até o infinito

Com isso, você terá um breve mapa de como tudo se conecta e obterá um melhor direcionamento. Você mesmo terá respostas para suas perguntas.

Seja um ávido curioso e busque sempre mais conhecimento.

1

cara, vou te recomendar o curso de python do gustavo guanabara, ele é tão bom e didatico que da pra aprender a logica de programação aplicada na linguagem, depois disso, recomendo ir pra web, e vc vai se encaixando no que quiser, depois, faça a leitura obrigatória do livro entendendo algoritmos, vai te ajudar muito, muito didático e ilustra muito bem, e como ele é em python, vai ser mt bom pra vc aprender

e então, ok, vc fez o curso do guanabara, python mundo 1, mas voce não se senta confiante, não sente competencia na linguagem?

pra isso, vc pode pegar um roadmap, la no roadmap.sh ou em qualquer um, e complete-o, eles te ajudam a identificar lacunas no seu conhecimento e preenche-las, isso esta me ajudando muito tambem, (sou um estudante de programação também) e tambem, no caso do python, o guanabara tem uma lista com mais de 150 exercicios se não me engano, faça eles e salve-os num repositório no github.

outra dica é usar o metodo feynman, a tecnica de aprender uma coisa e logo depois ensina-la pra reter melhor esse conhecimento e preencher lacunas de conhecimento, escrevi sobre isso em Como aprender da forma mais eficiente possivel..., recomendo dar uma olhada.

enfim, adoro conversar e fazer networking com estudantes iniciantes, até porque, eu também sou um, se quiser, me chama no meu discord: puff_tale

1

Rapaz, primeiro eu diria que você tem que descobrir qual área mais gosta na programação, qual deseja seguir. Basicamente existem 3 grandes áreas: desktop, web e mobile.

Se você quiser desenvolver programas que serão instalados no computador, então você busca a área de desktop. Sendo assim, você poderá seguir com linguagens do tipo: Java, Delphi e Python.

Se quiser desenvolver sites, sistemas que funcionam pelo navegador (tipo o tabnews mesmo), api para fazer a comunicação entre sistemas/aplicativos, então você está buscando ser um programador web. Linguagens como PHP e JavaScript serão suas aliadas, além do bom e velho HTML e CSS, que não são linguagens de programação, mas todo programador web vai usar.

Agora, se você tem vontade de desenvolver aplicativos para smartphones, então você está de cara com a progração mobile. Aí você tem dois caminhos: aplicativos que são criados diretamente na linguagem do aparelho (Kotlin para Android e Swift para IOS), ou criados em uma linguagem em comum que será compilada em código nativo (React Native/Javascript ou Flutter).

Nada impede de você começar em uma área e com o tempo adicionar mais conhecimentos das outras áreas. Porém quando você fala que não sabe nem por onde começar, é um sinal que você tem que falicitar o seu aprendizado, não adianta começar por uma linguagem complexa como Java.

Quando comecei a aprender programação, eu não tinha nenhum mentor, ninguém que me direcionou por onde seguir, e fui puramente por interesse de aprender aquele monte de código que o cara no youtube escrevia no bloco de notas, ali eu conheci o HTML. Sempre tive interesse nessa parte de web e foi por onde segui. Sempre fui bom em raciocínio lógico e matemática em geral, então acredito que tenha facilidado muito pra mim, mas a primeira linguagem que aprendi foi PHP. Aprendi juntamente de lógica/algoritmos, não separei. E foi difícil no começo, ficava bravo de não conseguir entender, mas um dia do nada foi e deu certo. Não me arrependo de ter escolhido essa área, gosto muito, me aperfeiçoei bastante e hoje estou partindo para agregar conhecimento de desktop e mobile.

Acredito que o youtube (google em geral) seja o seu melhor amigo. Fui comprar um curso somente depois de já ser programador. Hoje está muito mais fácil de obter o conhecimento do que 10 anos atrás. O que recomendo pra todo mundo é aprender pelo menos JavaScript (que é útil desde web até mobile) e Linux. De resto é com você. Espero ter ajudado um pouco.

0
1

Primeiramente não vá para JavaScript ou Python, é uma linguagem excelente para novatos, porém o mercado está nessa linguagem está concorrido demais.

  1. estudar Lógica de Programação, Portugol, Scratch, Diagramas e Fluxogramas.
  2. Pesquise o Mercado que deseja seguir:
    1. Desenvolvimento Web:
      1. Front-End (Vue, JavaScript, Angular, React, Next.js, Html, Css, Scss)
      2. Back-End (Spring Boot, Dotnet, Ruby...)
      3. Full-Stack (Spring Boot + Angular, Dotnet + React, Php + React)
      4. DevOps (Go, Python, Docker, Kubernetes, Terraform, Aws)
    2. Desenvolvimento Desktop (Java ou C#)
    3. Desenvolvimento de Jogos (C# ou C++)
    4. Desenvolvimento de Aplicativos de Celular (Kotlin ou React Native)
    5. Ciência de Dados, IA ou Marchine Learning (Python)
  3. Foque naquilo que escolheu e não saia por nada
  4. Estude um Banco de Dados Relacional MySQL para começo
1

Sugiro sempre começar pelo seu objetivo. Entendi que você quer programar, ok. Mas programar o quê?

Website? App de celular? Jogo? Máquina de lavar roupa? Sistemas de vigilância inteligentes com inteligência artificial? Máquinas industriais? Robôs de depósito? O próximo ChatGPT? Ursinho de pelúcia que você aperta a barriga e fala "mamãe"? Janela que fecha sozinha quando tá chovendo? O céu é o limite.

Dependendo da sua resposta, a linguagem que você escolher irá variar. Por exemplo, pra programar websites você DEVE aprender JavaScript. Mas pra programar máquinas industriais, o JavaScript não faz sentido nenhum, e algo como C++ pode fazer mais sentido.

Se ainda não souber qual área vc quer seguir, você pode começar a estudar lógica de programação em qualquer linguagem, enquanto pesquisa mais sobre cada uma das possibilidades, e tenta entender melhor qual rumo seguir.
E você pode mudar de ideia depois, também. Depois da primeira linguagem, as outras ficam mais fáceis de aprender. O mais importante é a lógica de programação mesmo, e paradigmas como Orientação a Objetos, etc.

Mas se você já souber pra onde quer ir, pesquisa quais linguagens o pessoal costuma usar naquela área (por exemplo, Jogos, as mais comuns são C# ou C++, enquanto pra Dados, é Python, Scala ou Java). Joga no google, você vai descobrir.
E aí sugiro ir direto pra linguagem mesmo. Não precisa aprender Scratch, Portugol nem Pseudo-código pra ser bom dev não. Isso é mais pra criança, adolescente muito novo, e gente que vai ter que fazer trabalho acadêmico na faculdade (digo, tipo TCC de Ciência da Computação).

Por último, se for pra ir pro Python ou Javascript, pode ir sem medo. São algumas das mais utilizadas hoje, e ninguém tem bola de cristal pra saber qual será boa no futuro. São boas linguagens pra aprender, tem muito conteúdo e ajuda na internet, e tem muita empregabilidade também (tem nada de saturação de mercado não. Basta ser bom no que faz, ter um pouquinho de sorte, e se dedicar muito).