Executando verificação de segurança...
6

Vale a pena trabalhar como freelancer?

Fala pessoal!
Ultimamente estou pensando em me arriscar na carreira de freelancer, minha principalmente motivação é ter meu próprio negócio voltado para tecnologia, algo que sempre foi um objetivo de vida. Tenho ciência que não é fácil, principalmente no início e que a dificuldade será grande.

Já pego alguns freelas de uma agência (uma vez ou outra). Minha principal dúvida no início é saber como prospectar os clientes, vejo que as plataformas de freelancers estão com muita concorrência e pessoas oferecendo serviços a preço de banana. Isso dificulta muita pra quem tá iniciando e não tem um portifólio grande.

Minhas principais dúvidas são:
Existe outras fontes para conseguir freelas, além das plataformas conhecidas como workana, 99 freelas e outras?

É possível se manter inicialmente com os ganhos dos serviços?

Carregando publicação patrocinada...
6

Cara, vamos lá. Eu fui CLT na área de desenvolvimento web de 2018 até o final do ano passado, então fundei uma agência para prestar serviços na área de WEB também.

O que eu tenho pra te dizer é: Adquira experiência antes de tentar se consolidar sozinho no mercado. Obviamente que hoje com 278272873878 sites e fóruns e 34376473 inteligências artificiais para o auxílio, facilita um pouco, mas mesmo assim, não é suficiente. Em alguns momentos você vai precisar de algumas práticas que só a vida e experiência na área vão lhe ensinar.

Outras fontes para conseguir freelas, são indicações dos clientes que você pegar e isso demanda tempo, infelizmente.

Sobre os ganhos iniciais, varia. Eu aconselho você fazer alguns serviços "Fake" por conta própria para ter como portfólio e identificar familiares próximos que precisam do seu serviço. Daí pra frente as coisas começam a acontecer...ou então roda tráfego pago.

3
2

Vale se os primeiros trabalhos forem indicação. De um colega do trabalho, algum familiar, alguém da rua onde tu mora. Se tu simplesmente se jogar na selva, vai morrer de fome.

1

Fala!

É mega complicado, recomendo vc ter um sócio de negócio / sales, senão vai ficar muita coisa.

Vender exige tempo, tempo de criar propostas, fazer reunião, negociação, contratos, etc.
Isso sem falar em burocracias de uma empresa em geral: lidar com o contador, pagamento de imposto e emissão de nf, cuidar do financeiro...

Não é impossível rodar sozinho, mas é mega difícil. Eu acredito que sozinho, é bem difícil vc conseguir passar de "apenas um freela" - que tbm não é um problema, mas ser um freela não é ser uma agência, entende?

Pensab bem e boa sorte nos desafios!