Executando verificação de segurança...
3

Focar em uma segunda fonte de renda ou estudar?

Ultimamente estou me sentindo inseguro por ter apenas uma fonte de renda e isso está afetando meu crescimento na área de tecnologia, não estou conseguindo estudar. Quero focar nos estudos, mas também quero ter uma segurança financeira e conseguir ajudar melhor minha família.

Atualmente trabalho como dev júnior em uma startup, tenho cerca de 1.5 nessa startup, meu contrato é MEI e ganho algo em torno de 2k. A segunda empresa que trabalho, nunca cheguei a ficar desempregado por mais de 2 meses na área e sempre fico bastante tempo na empresa.

De meados do ano passado pra cá, tô tentando desenvolver uma fonte de renda secundária. Pois cada dia que passa meus pais ficam mais velhos e cada vez mais preciso contribuir em casa. Dês desse período não consigo mais focar nos estudos, sempre fico me cobrando ter essa outra fonte de renda para amenizar as coisas e ser também uma renda de segurança.

Toda vez que vou estudar me vêm isso na cabeça, me sinto incapaz por não conseguir. E não consigo mais absorver os conteúdos como antes.

Alguém que já passou por isso pode me dar um conselho?

Carregando publicação patrocinada...
6

Já passei por uma situação muito parecida com a sua e foi isso que eu fiz:

Assim como você, eu já pensei em fontes de renda alternativas, talvez fazer bicos de tech ou de garçom, mas a gente não quer 500 reais a mais nesse mês, quero dizer, ajuda...mas não resolve. Você não precisa de uma renda extra agora, você precisa receber mais por hora, e com consistencia.

Três anos atrás eu comecei como júnior (estágio de 8h/dia, presencial segunda a sabádo) recebendo R$1200, hoje segundo essa pesquisa um júnior hoje tá tirando mais ou menos uns 4k. Na empresa que eu trabalho agora júnior tira isso mesmo. Estudei para caramba, fiz vários projetos no github e apliquei para um monte de empresa, quando chegava na entrevista eu mostrava os projetos mesmo sem pedirem. Não foi fácil, mas deu certo. Hoje eu faria a mesma coisa, mas daria mais atenção ao network e filtraria melhor as empresas para não tomar tanta negativa. Se eu tivesse ido atrás de renda extra, dúvido muito que teria estudo o suficiente para conseguir subir na carreira e ganhar o que eu ganho hoje.

Teu estudo não avança por preocupação, e na minha opinião a tua preocupação é muito válida. Se você quer segurança, precisa pensar no médio/longo prazo, precisa fazer alguns sacrifícios. Eu pessoalmente, só tive paz verdadeira depois que juntei 1 ano de reserva de emergência. Uma reserva de emergência te permite pensar com clareza e com 150 reais você já começa com um investimento mínimo em Tesouro Selic.

Dois anos atrás eu não tinha a paz que eu tenho hoje, mas eu só tenho essa paz hoje porque eu comecei uns dois anos atrás.

Sinceramente, espero que meu relato tenha ajudado de alguma forma. Me coloco à disposição caso tenha alguma dúvida.

2

Depois de refletir muito, cheguei a conclusão que esse seria o caminho, vou voltar a estudar e focar em subir na carreira!
Muito obrigado!!

1

Tenho certeza que fez a melhor decisão possível. Nessa exato momento o seu eu do futuro olha para você com orgulho.
O "segredo" é esse. Dormir pelo menos 8h, fazer execício, comer saudável e estudar. Estudar de verdade...mão na massa. Aprende os fundamentos, faz POC e coloca no GitHub.
Minhas recomendações são:
Estude os videos do Akita.
Escreva código, se estiver sem criatividade o livro 500 Lines or Less
tem bastante conteudo.

2

Estudar sempre!
Na minha opinião, você precisa estudar para sair de junior, aumentar sua senioridade e aumentar seu trabalho.
E cara, sinceramente, MEI por 2k? Você esta muito vulneravel.

Acredito que você tenha aumentar suas habilidades técnicas e as tals softskills, para conseguir no minimo uma CLT, pra ter um pouco mais de segurança. CLT é um dispositivo que acaba te protegendo melhor dada a situação relatada.

Eu estudo muito desde ganhando 550 reais (sim sou dessa epoca de salario minimo).

Isso não pode ser negociavel. Com o conhecimento adquirido, você irá ampliar sua visão, e quem sabe fazer algo que traga um retorno como segunda renda.

Ou faça Uber, pelo menos é uma segunda renda que ja tras um retorno imediato e não desperdiçar tempo ai paralizado, nao estuda e nem faz grana.

1
1

Eu vou ser 100% sincero com você porque me identifiquei muito com a sua história. Eu optei pelo segundo caminho e as coisas deram bastante certo.

Em 2016 eu precisei abandonar minha graduação para conseguir ajudar financeiramente a minha mãe. Ela já tinha mais de 60 anos, alguns problemas de saúde e não conseguiria mais trabalhar por muito tempo. Então eu larguei a faculdade de engenharia faltando 3 disciplinas (com TCC e estágio concluídos) por um estágio em uma boa empresa em outra cidade, que me pagava R$ 1700,00 na época.

Peguei uma grana emprestada com meu sogro na época, porque não tinha o dinheiro para me mudar, e fui.

No estágio, entendi que não seria naquela empresa que eu ia conseguir me desenvolver. E acabei encontrando um caminho de desenvolvimento rápido em uma startup que vinha em pleno crescimento. Arrumei uma vaga efetiva para vender de porta em porta. Trabalhar em startup em crescimento não é fácil, mas eu estudei muito. Não formalmente. Todo santo dia eu estudava, no mínimo 2 horas sobre o meu próprio trabalho e principalmente sobre negócios. E isso se tornou um hábito.

Esse hábito me impulsionou muito. E as coisas foram acontecendo.

Em vários momentos da minha jornada eu pensei também em empreender para conseguir essa grande mudança repentina de vida. Mas, o medo, as dúvidas e minhas limitações não deixaram. Mas, eu continuei estudando e entregando muito.

Hoje, pouco menos de 8 anos depois o resultado é o seguinte:

  • Eu consegui estabelecer minha vida financeiramente
  • Já fui gestor de várias áreas diferentes em grandes empresas e hoje sou Head na empresa atual
  • Ganho um salário bem interessante, com direito um bônus muito legal
  • Lidero um time de 100 pessoas, de 5 áreas diferentes
  • Sou sócio de uma companhia que está a poucos anos de uma abertura de capital (essa sociedade me foi oferecida por bom desempenho)
  • Estou no segundo nível hierárquico da empresa: respondo para o C-level que responde ao CEO do grupo

No fim das contas, o que eu tenho a te dizer é o seguinte:
Sua situação não vai mudar do dia para a noite, não tem caminho curto. Ela pode melhorar bastante em um curto espaço de tempo - em curto eu estou dizendo 2 ou 3 anos, que foi o que levou para eu chegar ao meu primeiro salário de 5 dígitos -, mas certamente não sem muito esforço. Não importa muito qual dos caminhos você vai perseguir isso, nenhum dos dois vai ser rápido.

Escolha um e dedique-se. Muito.

Pode até sonhar com o outro, mas sem tirar o pé do acelerador do agora.

Com paciência e suor, a coisa vai acontecer.

1