Eu vou ser 100% sincero com você porque me identifiquei muito com a sua história. Eu optei pelo segundo caminho e as coisas deram bastante certo.
Em 2016 eu precisei abandonar minha graduação para conseguir ajudar financeiramente a minha mãe. Ela já tinha mais de 60 anos, alguns problemas de saúde e não conseguiria mais trabalhar por muito tempo. Então eu larguei a faculdade de engenharia faltando 3 disciplinas (com TCC e estágio concluídos) por um estágio em uma boa empresa em outra cidade, que me pagava R$ 1700,00 na época.
Peguei uma grana emprestada com meu sogro na época, porque não tinha o dinheiro para me mudar, e fui.
No estágio, entendi que não seria naquela empresa que eu ia conseguir me desenvolver. E acabei encontrando um caminho de desenvolvimento rápido em uma startup que vinha em pleno crescimento. Arrumei uma vaga efetiva para vender de porta em porta. Trabalhar em startup em crescimento não é fácil, mas eu estudei muito. Não formalmente. Todo santo dia eu estudava, no mínimo 2 horas sobre o meu próprio trabalho e principalmente sobre negócios. E isso se tornou um hábito.
Esse hábito me impulsionou muito. E as coisas foram acontecendo.
Em vários momentos da minha jornada eu pensei também em empreender para conseguir essa grande mudança repentina de vida. Mas, o medo, as dúvidas e minhas limitações não deixaram. Mas, eu continuei estudando e entregando muito.
Hoje, pouco menos de 8 anos depois o resultado é o seguinte:
- Eu consegui estabelecer minha vida financeiramente
- Já fui gestor de várias áreas diferentes em grandes empresas e hoje sou Head na empresa atual
- Ganho um salário bem interessante, com direito um bônus muito legal
- Lidero um time de 100 pessoas, de 5 áreas diferentes
- Sou sócio de uma companhia que está a poucos anos de uma abertura de capital (essa sociedade me foi oferecida por bom desempenho)
- Estou no segundo nível hierárquico da empresa: respondo para o C-level que responde ao CEO do grupo
No fim das contas, o que eu tenho a te dizer é o seguinte:
Sua situação não vai mudar do dia para a noite, não tem caminho curto. Ela pode melhorar bastante em um curto espaço de tempo - em curto eu estou dizendo 2 ou 3 anos, que foi o que levou para eu chegar ao meu primeiro salário de 5 dígitos -, mas certamente não sem muito esforço. Não importa muito qual dos caminhos você vai perseguir isso, nenhum dos dois vai ser rápido.
Escolha um e dedique-se. Muito.
Pode até sonhar com o outro, mas sem tirar o pé do acelerador do agora.
Com paciência e suor, a coisa vai acontecer.