Já passei por uma situação muito parecida com a sua e foi isso que eu fiz:
Assim como você, eu já pensei em fontes de renda alternativas, talvez fazer bicos de tech ou de garçom, mas a gente não quer 500 reais a mais nesse mês, quero dizer, ajuda...mas não resolve. Você não precisa de uma renda extra agora, você precisa receber mais por hora, e com consistencia.
Três anos atrás eu comecei como júnior (estágio de 8h/dia, presencial segunda a sabádo) recebendo R$1200, hoje segundo essa pesquisa um júnior hoje tá tirando mais ou menos uns 4k. Na empresa que eu trabalho agora júnior tira isso mesmo. Estudei para caramba, fiz vários projetos no github e apliquei para um monte de empresa, quando chegava na entrevista eu mostrava os projetos mesmo sem pedirem. Não foi fácil, mas deu certo. Hoje eu faria a mesma coisa, mas daria mais atenção ao network e filtraria melhor as empresas para não tomar tanta negativa. Se eu tivesse ido atrás de renda extra, dúvido muito que teria estudo o suficiente para conseguir subir na carreira e ganhar o que eu ganho hoje.
Teu estudo não avança por preocupação, e na minha opinião a tua preocupação é muito válida. Se você quer segurança, precisa pensar no médio/longo prazo, precisa fazer alguns sacrifícios. Eu pessoalmente, só tive paz verdadeira depois que juntei 1 ano de reserva de emergência. Uma reserva de emergência te permite pensar com clareza e com 150 reais você já começa com um investimento mínimo em Tesouro Selic.
Dois anos atrás eu não tinha a paz que eu tenho hoje, mas eu só tenho essa paz hoje porque eu comecei uns dois anos atrás.
Sinceramente, espero que meu relato tenha ajudado de alguma forma. Me coloco à disposição caso tenha alguma dúvida.