Executando verificação de segurança...
1

Qual faculdade um programador pode fazer?

Olá, gente!

Para um breve contexto, estou no 2.º ano do ensino médio e logo terei que passar pelos famosos vestibulares para tentar uma faculdade. Por mais que eu não ache a ideia ruim, eu tenho sérias dúvidas sobre o que eu deveria cursar. Quero ser programador e não sei exatamente que curso fazer. Apesar de já ter considerado a opção de não fazer a faculdade alguma vez na vida, acredito eu que o ambiente tenha muito a me oferecer, além do conteúdo técnico, é claro.

Por isso, adoraria que vocês pudessem compartilhar experiências de como foi ou está sendo viver essa experiência.

Carregando publicação patrocinada...
1

Pode fazer qualquer coisa que desejar. Em alguns casos a pessoa até prefere fazer um curso de outra área e se tornar programador por outras formas.

Se quer algo da área pode fazer com bacharelado:

  • Ciência da computação
  • Sistemas de Informação
  • Engenharia de computação (geralmente 5 anos)
  • Engenharia de Software

Tecnólogo (geralmente 3 anos ou menos):

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Redes de Computadores
  • Jogos Digitais
  • Gestão e Tecnologia da Informação
  • Ciências de Dados
  • Banco de Dados
  • Segurança de Informação
  • Redes de Telecomunicações
  • Sistemas para Internet
  • Telemática
  • Sistemas Embarcados
  • Defesa Cibernética
  • Agrocomputação

Esses são de formação claramente inferior, mas alguns gostam porque dão o diploma antes. Alguns desses cursos são ditos como mais "de mercado", que pode ser bom ou ruim, a resposta não é tão simples e não pode ser ingênuo quanto a isso.

A lista não está completa.

Não se atenha a títulos. Cada curso é diferente do outro, tem que analisar cada um dos que deseja fazer independentemente. Um curso superior é coisa séria e você meio que casa com ele, então deveria fazer uma ampla pesquisa, diretamente com o curso antes de se comprometer com ele. Se fizer uma escolha ruim, gastará tempo, energia e dinheiro com algo ruim. E falará mal de faculdades porque a sua experiência foi ruim. Gaste muito tempo antes de entrar em um curso.

Não recomendo cursos EAD para a maioria das pessoas, mas sempre é uma opção a ser analisada. Em geral são cursos ruins. Para cursos presenciais precisa ver o que tem na sua região, ou pode fazer algo que pode ser muito proveitoso, mas nem todos conseguem, que é ir até o melhor curso que puder frequentar. A experiência pessoal pode ser muito melhor.

Você é o maior responsável por aproveitar melhor o curso. O ideal é escolher um curso que quase não consegue frequentar, assim te forçará bastante. Curso moleza não é bom. Seja o pior aluno que entra no curso para seu bem. Claro que você não fará bem para o curso. E seja o melhor aluno quando sair.

Sua visão parece adequada e melhor do que muita gente entende, então evolua isso para aproveitar melhor. E faça mais que o curso escolher para você.

Ou não siga nada disso e desperdice seu tempo. Procure o mais fácil para obter o diploma, assumindo as consequências disso.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1

Eu te recomendo fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sou aluno do 4. ano de Engenharia de Software, tenho também colegas estudando ou formados em outros cursos da área e em discussões nós fomos unânimes: faculdade não prepara um programador. Acho que o que chega mais perto de preparar um programador para o mercado atual é ADS, e mesmo assim não espere aprender stacks modernas utilizadas atualmente no mercado.

O curso de Engenharia de Software lida muito mais com o processo de software em si, desde a etapa de análise e levantamento de requisitos até etapa de manutenção que ocorre após o deploy, e a programação em si é apenas uma etapa deste processo completo. O que mais aprendemos foi algoritmos, estruturas de dados, orientação a objetos e um pouco de programação com C e Java. Mesmo que tenhamos aprendido linguagens que são utilizadas no mercado, o conhecimento adquirido é muito mais de fundamentos do que outra coisa: o que não deixa de ser importante também. Tem muito programador "senior" por aí que não sabe explicar um simples algoritmo de ordenação, ou falar sobre grafos, árvores. Há quem diga que não é importante, mas é. Faculdade de tá uma base muito boa e te prepara pra aprender muitas linguagens com maior facilidade devido à boa base que te dá nos fundamentos. Mas deixo de antemão que é bom ter uma faculdade, sim, mas você vai ter que estudar também por fora se quiser arrumar um emprego legal. Diploma hoje em dia é pra filtrar candidatos para as empresas, mas não dá a ninguém o título de desenvolvedor. Se você quer um curso superior mais breve e que te dê uma base legal, eu iria de técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas.

1