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  1. Criei um scraper que coleta WhatsApps publicados na internet de diversos segmentos.
  2. Criei um escript que cria o link whatsapp click-to-chat dessas empresas.
  3. Quando eu tenho uma ideia que quero validar, eu pesquiso na base esses links em algum segmento de interesse.
  4. Eu clico nuns 300 desses links iniciando uma conversa legítima, tentando ser o menos inconveniente possível, e oferto, discuto minha ideia em poucas trocas de mensagens.

Em meia tarde, eu tenho a minha ideia confrontada com a realidade de centenas de pessoas do segmento. Obtenho insights, refinamentos, desilusões e algumas ofensas de vez em quando, rs...

Esse ciclo se retroalimenta. Posso modificar o discurso de aproximação com base no aprendizado e falar com mais algumas centenas no dia seguinte.

Tomo o devido cuidado para armazenar na base as empresas com as quais falei, pra não "encher o saco" de novo. Tenho milhões de números, não preciso ser um cuzão reincidente, kkk.

Quanto isso me custa? Hoje, algumas meias tardes.

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Entendo totalmente! Prospecção fria é assim mesmo, mas prospeção != validação. Você prospectou a demanda, mas e a ideia? Consegue converter em faturamento?

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Não. Eu não disse a palavra "prospecção". Eu valido assim quando preciso. Prospeção é outro rolê.
Dessa forma, consigo rapidamente perceber se devo investir alguns dias ou semanas em alguma ideia. É realmente bem econômico e alguns produtos legais (e de vez em quando lucrativos) surgiram.

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Tudo bem, não conheço isso como validação. Se não houve faturamento, você não validou, afinal ninguém comprou ainda de você. Mas acho válido a sua experiência também!

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Eu validei ideias que eventualmente deram grana com o procedimento descrito acima. Pode ter utilidade pra alguém. E é bem mais rápido de ler. Tem um senso prático forte. Eu gosto disso.

As coisas que você assumiu errado ao meu respeito são precipitadas e desleixadas, diferente dos seus trocentos parágrafos, incluindo a parte final que diz que as pessoas têm jeitos diferentes para validar ideias.