Executando verificação de segurança...
7

Você não está sozinho e eu posso provar!

Sem enrolação, esse é um papo sério.

Quando iniciamos nossos estudos em programação estamos entusiasmados, boa remuneração, qualidade de vida maior, liberdade geográfica... MASSSS...

12 (doze) meses depois nada mudou, você sequer tem um trabalho como programador junior em alguma empresa da sua cidade, é frustante.

Você errou feio!

  • Se acreditava que eu teria a solução para seus problemas você errou feio!
  • Se buscava se tornar programador em 6 meses você errou feio!
  • Se acredita que programação é para todos, você errou feio!

Antes do Cancelamento...

NÃO PIRA, DEIXA EU EXPLICAR!

Programação exige persistencia, constância, resiliência... ou qualquer outro termo que possa definir que você não vai desistir diante de um desafio e vai continuar enfrentando problemas.

Não se trata de escrever códigos bem feitos ou ter uma tela bonitinha, é desenvolver um raciocínio totalmente novo, isso demanda tempo.

Você não acorda de um dia para o outro dominando JavaScript, SQL, Java, Ruby... e se acorda assim, meus sinceros parabéns.

A solidão e o método que eu utilizo

Quando me refiro a solidão, não estou relacionando com a doença 'depressão' e sim com o distanciamento das pessoas com as outras, geográfico e/ou emocional.

OK, MAS O QUE EU FAÇO?

Bem, não tenho uma resposta definitiva do contrário estaria em algum paraíso fiscal 'torrado' meus milhões de doláres. No entanto quero deixar uma mensagem interpretativa, uma lista de "TAPAS NA CARA":

  1. Se você está desenvolvendo para pessoas deveria conhece-lás.
  2. Se no seu trabalho não há interações humanas você será substituido em breve!
  3. Você realmente se importa com o que as pessoas pensam sobre você? De qual modo?
  4. Se você eliminasse da equação as 5 pessoas mais próximas de você, ainda seria você?

Ps: Se necessário consulte: https://www.cvv.org.br/ (Centro de Valorização da Vida).

Carregando publicação patrocinada...
4

Eu adoro que programação seja dificil e nao seja pra qualquer um, porque se fosse, não teriamos todos os privilegios que temos. Na grande verdade tudo que é grande e tem bons beneficios na vida, tem uma barreira de entrada grande, não é só TI.
Por ultimo tem uma frase que ouvi recentemente que definiu bem a solidão pra mim, de Edgar Allan Poe:
"A solidão é o lugar mais seguro que eu conheço."

3

Muito bom o post, de verdade. Isso me fez lembrar de uma conclusão que cheguei no passado: não é que pessoas inteligentes e nerds nascem com dificuldades em socializar, na verdade, pessoas que nascem com dificuldades em socializar acabam focando apenas nos estudos e se tornam nerds e inteligentes.

Eu lembro que quando comecei a programar eu achava tudo tão incrível que mesmo exausto eu continuava com vontade de estudar mais. Desenvolver, criar soluções, usar a criatividade e a lógica juntas pra criar coisas novas, úteis, bonitas... tem coisa mais fantástica?

Com esse hype todo que a área de tech veio sofrendo por causa da inflação da bolha pelas big techs, inevitavelmente vai acontecer (e já vem acontecendo) o que aconteceu com outras áreas super valorizadas: muitos profissionais entrando pelo prêmio final, e não pelo ofício. É só olhar pra situação dos advogados, engenheiros civis e médicos hoje. Como exemplo, na empresa onde trabalho, tivemos dezenas de aplicações pra uma vaga de fullstack pleno, todos com o mesmo perfil: quer ganhar pelo menos 4 mil com só alguns meses de bootcamp no currículo.

Programação não é difícil, porque o que é difícil vai variar de acordo com cada um. Pra mim, olhar pra cena tech hoje e perceber que existem centenas de ferramentas, conceitos e habilidades que ainda preciso estudar é emocionante. Pra muitos, isso é "difícil".

3

"persistencia, constância, resiliência..." e é por esse motivo que muitos acabam desistindo e falando "programação não é para mim"

Programação não é difícil, mas também não é fácil, com esforço e dedicação você chega lá!

1

Isso mesmo Ravi. Criar códigos você aprende no primeiro dia, agora se manter ativo, estudando e praticando todos os dias é uma minoria. Acredito que comunidades como o TabNews ajudam os iniciates a não desistirem, espero que nossa comunidade seja acolhedora. ;)