Opa, Andreldev! Que bom que a explicação ajudou a clarear as ideias sobre o n8n. Fico feliz em ajudar!
Sobre a sua ideia de usar o n8n para monitorar a branch do GitHub, atualizar o repositório e subir os containers: sim, tecnicamente é possível montar um fluxo no n8n pra fazer isso. Você provavelmente usaria um gatilho (trigger) do GitHub para detectar a modificação (via webhook, por exemplo) e depois nós (nodes) de 'Execute Command' para rodar os comandos git pull e docker-compose up (ou comandos Docker equivalentes) no servidor onde seus containers rodam.
MAS... (e aqui entra a sua pergunta "tem alguma forma melhor?") para esse tipo específico de tarefa, que é basicamente um fluxo de CI/CD (Integração Contínua / Entrega Contínua), existem ferramentas muito mais adequadas, robustas e padronizadas no mercado, que foram criadas exatamente para isso.
A principal delas, já que você está usando o GitHub, é o GitHub Actions.
Por que o GitHub Actions (ou ferramentas similares como GitLab CI, Jenkins, CircleCI) é geralmente melhor para esse cenário específico?
1. Integração Nativa: O GitHub Actions é integrado diretamente ao GitHub. Ele "entende" eventos do repositório (push, merge, etc.) de forma nativa.
2. Configuração como Código: Você define todo o fluxo de CI/CD em arquivos YAML (na pasta .github/workflows/ do seu repositório). Isso significa que sua automação de deploy fica versionada junto com o seu código, o que é uma prática excelente.
3. Ambiente Preparado: O GitHub Actions (e similares) geralmente oferece "runners" (máquinas virtuais ou containers temporários) onde seus comandos de build, teste e deploy podem ser executados de forma isolada e segura.
4. Gerenciamento de Secret Keys: Possuem mecanismos seguros e apropriados para guardar tokens, senhas e chaves SSH que você possa precisar para acessar seu servidor ou outros serviços.
5. É o Padrão de Mercado: Saber configurar um pipeline de CI/CD usando ferramentas como GitHub Actions é uma habilidade muito valorizada hoje em dia para desenvolvedores. A maioria das empresas usa algo nesse sentido.
6. Usar o n8n para CI/CD seria meio que "reinventar a roda" e talvez criar uma solução um pouco mais frágil ou difícil de manter em comparação com as ferramentas dedicadas. O n8n é fantástico para conectar diferentes APIs, automatizar tarefas baseadas em eventos de outros sistemas (como os exemplos que dei antes: Slack, CRM, planilhas, monitoramento de APIs externas), mas para o fluxo de "código mudou -> faz deploy", as ferramentas de CI/CD são mais indicadas.
Então, minha recomendação seria você focar seus estudos no GitHub Actions para implementar esse fluxo. Vai te dar uma solução mais elegante, padrão e escalável para o deploy automático baseado em modificações na branch. É um conhecimento que vale muito a pena ter!
Espero que isso ajude a direcionar seus estudos! Qualquer dúvida, pode perguntar. Abraço!