Isso em partes até é verdade. Teoricamente não precisamos saber nada de matemática para programar soluções que não precisem de matemática, mas como disse no post, a base da programação é a matemática, aprender sobre ela vai ajudar em muitos conceitos. Nem falo sobre os conceitos idênticos de ambas as áreas, se formos olhar para como resolvemos contas de divisão por exemplo, é basicamente um algorítmo.
Mas o que acontece é que muitos querem vender cursos, pode ver como o que não falta por aí é gente vendendo curso te prometendo que irá conseguir empregos com salários estratosféricos depois de 3 ou 6 meses, é puro marketing. Isso também se aplica a quem vende a programação como algo fácil, que qualquer um consegue fazer o que é uma mentira. Nem todos vão conseguir ser programadores, profissionalmente falando, apenas vão saber programar uma coisa ou outre e isso é normal. Na teoria todos podemos aprender tudo e ser quem quisermos, mas cada um tem afinidade com determinadas áreas e formas de pensar.
Alguns são melhores na escrita, outros nas vendas, em dar palestras, em programar e por aí vai. Mas uma coisa não muda: sem comprometimento, estudo e força de vontade nada sai do papel, nada vai pra frente e nada acontece, essas coisas são independentes de conhecimento e afinidade e é exatamente isso que define o tipo de programador que alguém vai se tornar.