O problema não é bem esse. Muitos funcionários precisariam mudar de estado para exercer uma função que pode ser feita 100% remota, nesse caso não tem pq insultar o funcionalismo público por nada.
Então, o funcionário público passou para ser presencial, e era presencial. Com a pandemia foram para o regime home office, e agora precisam ser presencial de novo. Qual o problema nisso ?
"Ah, mas ele se adaptou a nova vida, remota", então se que adapte a nova vida, presencial, somos nós contribuíntes que pagamos por isso.
O que eu falo que são 'folgados', é porque querem moleza atrás de moleza. Fonte ? Minha família que são de servidores.
cara eu sou funcionário público do Banco do Brasil. O meu trabalho é híbrido, são 3 dias de casa e 2 no escritório, sinceramente eu vou duas vezes na semana para o escritório para fazer exatamente as mesmas coisas que faço de casa. Seria muito melhor estar com a minha familia no interior do Rio Grande do sul trabalhando de forma 100% remota do que em Brasília por conta de dois dias na semana, sem contar no custo de vida.
Não vi justificativas suficientes para Dataprev querer que seus funcionários voltem a trabalhar de forma híbrida, nem números que justifiquem isso. Essa discussão existe de forma acalorada desde o fim da pandemia, mas se formos ver de forma prática, não existe melhoria grande o suficiente que justifique tudo isso.
Eu me adaptei a viver em Brasília e ao trabalho híbrido, mas preferia muito mais não precisar ir no escritório, eu sou sim parte desses 'folgados' e quero moleza, que é simplesmente um bom ambiente de tramalho.
Já é uma economia de escritórios para bancos no país. Sendo que boa parte do atendimento mesmo administrativo já poderia rolar remoto no BB.
Cara, eu quero os funcionários publicos no local de trabalho. Galera já é mole lá, imagina em casa (não pense só no pessoal de TI).
E não tá bom ? Iniciativa privada tá contratando, muitos em dolar, e vários para serem home office.
Esse tipo de coisa se resolve com dados. Quais são os dados de que os funcionários são mais improdutivos em Home Office? Quais são as vantagens em voltar com o trabalho presencial? Isso eu digo para tarefas administrativas ou de desenvolvimento que podem ser feitas inteiramente de forma remota. Se não há motivos suficientes, então é apenas baseado em achismos. O engraçado é que a maioria dos meus colegas não são moles no trabalho, muito pelo contrário, os que fazem isso normalmente são os que ocupam cargos de confiança (famosos CCs).