Executando verificação de segurança...
1

Esse problema vem sendo piorado também pelos próprios devs que são mais experientes por aqui. O grande ponto é: assunto raso, básico de para iniciantes gera engajamento. Podemos até partir do pondo em que o Tabnews é uma rede social diferente de todas as outras, mas se os usuários são os mesmos, apenas a dinâmica irá mudar, não o funcionamento. Observe os posts da aba de relevantes, a maioria vai ser conteúdo voltado para iniciantes, muitas vezes repetido.

Até existem muitos posts bem elaborados e com conteúdo muito relevantes, mas isso não gera engajamento, nem mesmo com aqueles que têm domínio do assunto. Se for ver quais assuntos mais tiveram posts nos últimos meses eu listaria na seguinte ordem (apenas percepção, não fiz nenhuma pesquisa mais elaborada):

  1. Como conseguir a primeira vaga?
  2. IA
  3. SaaS
  4. Linguagem x vale a pena?
  5. Por que não existe a feature x no tabnews?

O que mais me chama a atenção, é que os usuários que tem mais experiência na área e, consequentemente, mais conhecimento que qualquer iniciante, não está comentando em conteúdos mais avançados, mas apenas nos mais básicos. Já vi vários posts com informações avançadas que nem ao menos receberam qualificações positivas, ao passo que posts rasos e carentes de informações com dezenas de qualificações positivas. O rumo que o Tabnews está tomando é definido por seus usuários e atualmente está caminhando para uma rede social para desenvolvedores iniciantes.

O questionamento que poderíamos levantar é: "por que tantos posts pedindo por atalhos?". A resposta está no seu artigo:

O mercado está ruim e não deve melhorar tão cedo então ralar é a única opção.

A verdade é que estudo não enche barriga. Muitas das pessoas que decidiram se tornar programadores apenas quiseram isso pela promessa de vários empregos que vemos por aí. Dentre essas pessoas estão desempregados, estudantes, graduandos, pessoas que querem fazer transição de carreira ou um emprego melhor. Para a maioria dessas pessoas esperar anos para se tornar elegível para uma simples vaga de estágio não é uma opção a seguir.

É certo que o mercado está ruim, mas a forma com que a maioria das empresas tratam com desdém os candidatos as suas vagas e de forma irresponsável criam processos seletivos por meses a fio e nem ao menos dão uma resposta aos candidatos não é uma questão de "o mercado está ruim", mas sim de abuso por parte dessas empresas. É claro que existem excessões e elas não são poucas, mas também não são a maioria. Para alguém escrever um post como esses muito provavelmente já está ou em desespero ou a ponto de desistir.

Eu concordo que empresa não é lugar para caridade, mas a forma com que muitos patrões tratam uma contratação como se fosse um favor é o que faz tudo ir por água abaixo para ambos os lados, empresa e candidato. Para quem está numa situação como essas ouvir uma resposta rasa como um "depende" é desanimador. Todo mundo sabe que depende e, quem pergunta, quer saber o que ainda não sabe. Se os posts são repetidos as respostas também são.

Talvez o que mais me chamou a atenção foi em um post (não lembro bem qual) desse tipo em que houve uma resposta do tipo "você não consegue emprego porque está perguntando coisas básicas por aí", que é talvez a visão que muitos dos mais experientes têm dos iniciantes. Não é simplesmente um "se esforce" e pronto, hoje em dia não é só esforço, também tem muita sorte e QI (quem indica) envolvidos para conseguir a primeira vaga.

Concluindo, o Tabnews é uma rede social e são os usuários que definem quais assuntos aparecerão mais no feed. Felizmente para mudar tudo isso não é difícil, mas até onde existem usuários dispostos a engajar apenas em posts mais elaborados e relevantes?

Carregando publicação patrocinada...